Cachorro

As 5 raças de cachorros mais populares no Brasil

O Brasil é um país apaixonado por cães, mas você sabe quais as raças mais populares por aqui?

De acordo com o relatório Radar Pet 2020, realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), 53% dos cães possuem raça definida, enquanto os cães sem raça definida, os famosos SRD, representaram 42%.

Dentre os cães de raça, as cinco mais comuns no Brasil são:

  • Pinscher (20%)
  • Poodle (14%)
  • Shih Tzu (9%
  • Pitbull (8%)
  • Labrador (6%)

Vamos conhecer um pouco mais sobre as raças mais queridinhas dos brasileiros?

Pinscher

cachorro pinsher com bolinha de brinquedo
Foto de Vladimir Argenta na Unsplash

Curiosidade: Apesar de seu tamanho, os Pinschers não têm ideia de que são cães pequenos e muitas vezes enfrentam desafios muito maiores com confiança. Ou seja, são pequeninos, mas cheios de bravura e coragem.

Os Pinschers são pequenos, mas cheios de personalidade e representam a raça mais comum nos lares brasileiros, segundo a pesquisa. Eles geralmente pesam de 4 a 6 quilos e têm uma pelagem curta e brilhante. Podem ter duas cores, a vermelha que é uniforme, ou cor preta com marcações em tom castanho.

Estes cães são corajosos e alertas, tornando-os excelentes cães de guarda para ambientes urbanos. Embora sejam conhecidos por sua energia, os Pinschers também são afetuosos e leais a seus tutores. Os pinschers são considerados cães de guarda e companhia.

Poodle

poodle branco
Foto de Goochie Poochie Grooming

Curiosidade: O corte de poodle elaborado é, na verdade, funcional. A ideia por trás disso era manter as articulações e órgãos vitais dos cães aquecidos enquanto nadavam.

Em sua origem, os Poodles eram utilizados como caçadores de pássaros aquáticos. Atualmente, Os Poodles são muito populares como animais de companhia por conta do seu comportamento , pois são cães amáveis, alegres e muito fiéis à família. São famosos também por sua inteligência e natureza amigável. Eles podem ter quatro tamanhos (grande, médio, anão e toy) e diferentes cores. A pelagem dos  Poodles é densa e cacheada e precisa de cuidados regulares para evitar nós. Eles são conhecidos por serem cães altamente treináveis, tornando-os ideais para competições de obediência.

Shih Tzu

cao raça shih tzu deitado na grama
Foto de Castorly Stock 

Curiosidade: Na língua chinesa, Shih Tzu significa “leão pequeno”, devido à sua semelhança com a imagem tradicional de leões chineses.

Os Shih Tzus são cães pequenos e peludos que pesam em torno de 4 a 7 quilos. Sua pelagem é longa e requer cuidados regulares. Eles são conhecidos por serem carinhosos, afetuosos e leais a suas famílias. Os Shih Tzus são ótimos para viver em apartamentos, pois são cães de colo e não necessitam de muito espaço para se exercitar. Por conta dos pelos muito longos, a raça precisa de cuidados de higiene como limpeza e escovação dos pelos, para evitar nós e acumulo de sujeiro, que podem causar alergias de pele.

Pit Bull

cão da raça pit bull
Foto de Edgar Chaparro na Unsplash

Curiosidade: Os Pitbulls eram uma vez conhecidos como “cães babás” devido à sua natureza protetora e gentil com crianças.

O American Pit Bull Terrier é uma raça que gosta de agradar e é amorosa, particularmente com crianças. São cães de porte médio, musculosos, com uma pelagem curta e brilhante. Em geral, a raça é poderosa e atlética, por isso, necessita de exercícios regulares. São cães de companhia, perfeitos para famílias ativas. Muitos Pit Bulls se destacam em competições de obediência, agilidade, proteção e conformação, demonstrando sua versatilidade.

Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que os treinem para serem obedientes.

Infelizmente, a raça possui uma má reputação, que relaciona os cães como agressivos e mortais, mas isso ocorre pelo desconhecimento das pessoas sobre a raça, pelo sensacionalismo da mídia, pelos maus tratos e também pela falta de treinamento e despreparo de alguns tutores.

Labrador

cao raça labrador na montanha
Foto de Yannick Wittwer na Unsplash

Curiosidade: O Labrador Retriever é uma das raças de cães mais populares no mundo, conhecida por sua personalidade amigável e alegre. É a mesma raça do Marley, do conhecido filme “Marley & Eu”.

O Labrador Retriever em sua origem era conhecido pela habilidade de trazer de volta presas abatidas por caçadores, como aves aquáticas. São cães de tamanho médio, com pelagem curta e densa. Esses cães são altamente versáteis e se destacam em atividades como busca e resgate, terapia e competições de agilidade.

Labradores possuem bom temperamento e natureza amigável. São animais ágeis e com excelente faro, excelentes nadadores que amam água. São inteligentes e obedientes, possuem muita energia e precisam de exercícios regulares.

 

Embora essas raças tenham suas características distintas, é importante lembrar que o temperamento e o comportamento de um cão podem variar em cada indivíduo, e que socialização e treinamentos adequados são importantes para que os cães convivam de forma harmoniosa e sejam obedientes aos seus tutores.

De raça ou SRD, todos os cães merecem amor, cuidado e atenção adequados.

Leia também:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *