Cachorro

As 8 raças de cachorros mais próximas dos lobos

Os Cachorros possuem várias cores, tamanhos e raças, mas você sabe o que eles têm em comum? Uma linhagem ancestral com os lobos. Ou seja, todos os cães são parentes distantes dos lobos.

Neste artigo, destacaremos oito raças caninas que compartilham uma proximidade genética notável com os lobos. Algumas delas podem surpreender você!

A JORNADA DA DOMESTICAÇÃO DOS LOBOS

Hoje os cães são considerados animados domesticados, enquanto os lobos continuam sendo selvagens. Essa domesticação dos cães começou há milhares de anos, quando os lobos se aproximaram dos acampamentos humanos em busca de comida. Esse relacionamento proveitoso para ambas as espécies evoluiu ao longo do tempo, com os humanos selecionando os lobos mais amigáveis e cruzando-os entre si para criar as linhagens de cães domesticados que conhecemos hoje.

Apesar de milênios de domesticação, algumas raças de cães modernos ainda mantêm uma conexão genética significativa com seus antepassados lobos.

Embora raças como Pug ou Shih Tzu possam parecer muito diferentes de seus antecessores lobos, suas linhagens genéticas traçam uma clara conexão com os lobos. Estudos indicam que os cães modernos foram domesticados há mais de 15.000 anos, originando-se de populações de lobos na Ásia e na Europa. Apesar das diferenças físicas, os cães compartilham, surpreendentemente, impressionantes 99,8% de DNA com os lobos. Aqui estão as oito raças que mais se assemelham geneticamente aos lobos:

AS 8 RAÇAS DE CÃES MAIS PRÓXIMAS DOS LOBOS:

1. SHIH TZU

cao-shih-tzu
Foto de Ekam Juneja no Pexels

Mesmo não sendo parecidos fisicamente com os lobos, os cães da raça Shih Tzu, sendo pequeninos, de olhos grandes e muito afetuosos, compartilham uma quantidade notável de DNA com os lobos, rivalizando até mesmo com raças como Huskies e Malamutes. Originários da China, esses cães de rostos adoráveis foram apreciados pela realeza chinesa como cães de companhia, e seu nome significa “cão leão”, já que acreditavam que o formato da cabeça desses pequeninos era semelhante aos leões chineses.

2. MALAMUTE DO ALASCA

malamute-ccahorro
Foto de Павел Гавриков no Pexels

Visualmente impressionante, com semelhança física tanto com huskies quanto os próprios lobos, o Malamute do Alasca é uma raça de cães conhecida por ser forte e resistente, criada para puxar trenos em climas extremamente frios. Apesar de sua natureza leal e amorosa e até mesmo um pouco teimosa, são cães que exigem bastante exercício físico e estímulo mental e que mantém uma herança genética forte com os lobos.

3. HUSKY SIBERIANO

cachorro husky em paisagem de montanha
Foto de Ira no Pexels

Originário da Sibéria, o Husky Siberiano é frequentemente chamado de “cachorro lobo” por ter uma aparência que realmente lembra os lobos. É uma raça de descendentes dos cães de trenó criados por povos indígenas do Ártico, que tinham ancestrais caninos muito semelhantes aos lobos. Apesar da semelhança física e genética com os lobos, Os Huskyes Siberianos são uma raça de cães domesticados, conhecidos por sua resistência, mas também por serem cães amigáveis e que adoram vocalizar.

4. SHIBA INU

cachorro da raça shiba inu
Foto de cottonbro studio no Pexels  

Entre as raças mais antigas do Japão, a Shiba Inu é considerada uma das seis raças nativas reconhecidas pelo governo japonês como Patrimônio Cultural do país. Embora pareçam mais com raposas do que lobos, os Shiba Inus têm uma ligação genética estreita com os lobos japoneses, compartilhando até 5,5% de DNA com seus antecessores lupinos. São cães de porte médio e atlético, com orelhas pontiagudas e que são reconhecidos por sua expressão facial única, geralmente descrita como “fofa”, e por sua postura certamente orgulhosa e confiante.

5. PEQUINÊS

cachorro-pequines
Foto de Daniel Kondrashin

Apesar de sua aparência pequena e delicada, o Pequinês mantém uma composição genética próxima aos lobos. Originária da China antiga, essa raça era considerada guardiã dos palácios imperiais. Diz a lenda que os cães da raça eram treinados para latir e alertar a presença de intrusos, além disso, eram carregados nas mangas das vestes imperiais. Eles eram frequentemente presenteados a membros da aristocracia e a líderes estrangeiros como símbolo de estima e boa sorte.

6. SALUKI

saluki cachorro
Fonte: Canva

De corpo esguio, pernas longas e pelagem sedosa, os Saluki são originários do Oriente Médio. São cães de caça ágeis e rápidos, mantendo uma composição genética semelhante à dos lobos. Nesse sentido, os Salukis eram altamente valorizados por tribos nômades para caçar presas velozes, como gazelas. Considerados uma das raças mais antigas, os Salukis também apareceram muito na arte antiga e medieval, destacando sua história rica e ancestral.

 

7. GALGO AFEGÃO

galgo afegao
Imagem de Pedro ml por Pixabay

Apesar da aparência um tanto quanto exótica, esses cães têm uma linhagem que remonta aos lobos, preservando uma conexão genética significativa. São cães elegantes, com corpo esguio e pelos longos e sedosos que chamam a atenção. Originários do Afeganistão, são uma das raças mais antigas do mundo, conhecidos por sua velocidade, agilidade e resistência impressionantes. A raça era tradicionalmente utilizada para caçar presas velozes em terrenos montanhosos e acidentados. Além de suas habilidades de caça, são muito apreciados como cães de companhia devido à sua natureza dócil. São cães que precisam de cuidados especiais por conta da sua pelagem longa, que precisa de escovação regular para evitar emaranhados.

 

8. CHOW CHOW

cachorro-chow-chow
Imagem de anvel por Pixabay

Conhecido como “o cachorro a língua azul”, a raça teve origem na China e é considerada uma “raça basal”, influenciando a evolução de cães modernos. Apesar da aparência amigável e da semelhança com ursos de pelúcia, o Chow Chow é uma das raças mais antigas, com herança genética próxima aos lobos. É importante sempre mencionar que são cães que precisam de socialização precoce e treinamento consistente, devido à sua personalidade forte, e embora sejam amigáveis com a família, costumam ser reservados com estranhos.

CONCLUSÃO: A HERANÇA DOS LOBOS

Apesar das mudanças ao longo dos milênios, é fascinante como muitas raças caninas ainda mantêm uma ligação profunda com seus ancestrais lupinos. Desse modo, as raças consideradas mais próximas dos lobos são aquelas que têm uma história menos influenciada por cruzamentos com outras raças.

Você tem um amigo peludo que se encaixa nessa lista de raças geneticamente próximas aos lobos? Então compartilhe conosco abaixo!

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *