Cachorro

Cães com super cérebro: Confira as 5 raças de cachorro mais inteligentes do mundo

Você já se perguntou quais são as raças de cachorro mais inteligentes? Em um estudo chamado “A Inteligência dos Cães: Consciência e Capacidades Caninas” liderado pelo Dr. Stanley Coren, foram avaliadas 120 raças de cães, analisando aspectos como instinto, resolução de problemas e capacidade de aprendizado, descobrindo os verdadeiros super cérebros caninos.

Prepare-se para descobrir os campeões do QI canino e entender o que os torna tão excepcionais em relação às outras raças. Esta é a sua chance de conhecer as 5 raças mais inteligentes de cães.

1. Border Collie: cão pastor, cheio de energia e com uma mente brilhante

O Border Collie, conhecido por ser uma raça de cão pastor, é uma verdadeira maravilha de se observar em ação. Quem nunca assistiu um vídeo desses peludos pastoreando enormes rebanhos de ovelhas ou correndo pelos campos com uma alegria contagiante enquanto “trabalham”? Além da sua beleza atlética, esses cães possuem uma mente brilhante.

Com sua incrível capacidade de aprendizado, energia inesgotável e instinto natural de trabalho, os Border Collies são frequentemente vistos envolvidos em atividades que exigem inteligência e agilidade, como pastoreio, competições de agility e obediência.

Para manter esses cães felizes e saudáveis, eles precisam de estímulos mentais e exercícios físicos intensos. E é aí que a diversão começa para eles, pois nada os deixa mais satisfeitos do que ter acesso a essas atividades estimulantes.

2. Poodle: Peludo, atlético e ótimo rastreador

Os Poodles são conhecidos por sua pelagem longa e cacheada, que permite vários estilos de tosa incríveis. Mas, não se engane, por baixo de tanto pelo existem verdadeiros cães atletas e muito inteligentes!

cao-raça-poodle
Poodle – Foto de Steven Van Elk na Unsplash

Originalmente criados como cães recuperadores de caça, os Poodles ajudavam os caçadores na busca das presas abatidas durante a caça. Por isso, essa raça possui um forte instinto para recuperar objetos, tornando-os fãs de brincadeiras que estimulem encontrar ou buscar itens.

Os poodles são cães leais e carinhosos que se dão bem com a família e as crianças, embora possam ser reservados com outros cães. Sua inteligência e energia faz com que eles se destaquem facilmente em esportes caninos como agility, obediência e rastreamento.

3. Pastor alemão: inteligente, corajoso e leal. Muitas vezes também é policial

O Pastor Alemão é um cão multifuncional, grande e musculoso. É uma das raças mais populares entre os cães policiais, sendo reconhecidos por características importantes para o trabalho, como a inteligência, obediência, coragem, instinto de proteção e resistência física.

cachorro-raça-inteligente
Pastor Alemão – Foto de Katelyn MacMillan na Unsplash

Apesar de suas muitas qualidades, o traço mais marcante do Pastor Alemão é seu caráter extremamente leal e corajoso. Esses cães têm uma disposição inata para proteger o que consideram importante, muitas vezes arriscando suas próprias vidas para defender sua família ou propriedade.

Embora sejam afetuosos com a família, é importante observar que os Pastores Alemães podem ser reservados com estranhos e outros animais. Além disso, eles precisam de treinamento consistente e positivo para demonstrar sua inteligência e habilidades excepcionais.

4. Golden Retriever: O feliz e bonitinho que conquista qualquer pessoa

Para uma raça que foi criada para capturar aves aquáticas, a natação e a busca são atividades naturais e até mesmo um passatempo divertido para os Golden Retrievers, uma das raças mais populares de toda a América.

raça-inteligente-golden
Golden Retriever – Foto de David Moynihan na Unsplash

Embora não sejam tão musculosos ou cheios de energia quanto outros cães, os Golden Retrievers são extrovertidos, extremamente amigáveis e parecem ser otimistas por natureza, mantendo sua alegria desde filhotes até a fase adulta.

Os Goldens possuem uma pelagem comprida e dourada, além de uma expressão facial que parece um sorriso. São cães muito bonitos e capazes de conquistar o coração de qualquer pessoa com um simples abanar de rabo.

Além de inteligentes e facilmente treináveis, os Golden Retrievers adoram brincar ao ar livre. É comum vê-los exercitando sua inteligência em atividades importantes, como cães guias para cegos ou em equipes de busca e salvamento.

5. Dobermann: Um dos melhores protetores

A raça tem origem militar e seu nome é uma homenagem a Louis Dobermann, que, no início do século XIX, buscava cães de guarda ágeis, corajosos e confiáveis. Os Dobermans foram amplamente utilizados militarmente devido à sua habilidade de rastreamento, além de sua inteligência e coragem. Eles estão entre os melhores cães de proteção do mundo.

raça-de-cachorro-dobermann
Dobermann – Fonte: Canva

Os cachorros dessa raça são animais muito perceptivos e obedientes. Altos e com excelente físico, possuem um corpo magro e musculoso. Embora sejam cães amigáveis e confiáveis com a família, são reservados com outros cães e estranhos.

Cheios de energia, os Dobermans precisam de muito exercício e brincadeiras ao ar livre. Ter uma grande área onde possam brincar e se exercitar é importante para eles. É comum ver Dobermans participando de esportes e competições de obediência, rastreamento e agilidade.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *