Cachorro

Como escovar os dentes do cachorro?

Escovar os dentes do seu cachorro pode não ser uma tarefa fácil, mas é importante pois além de manter o sorriso bonito, ajuda a prevenir o mau hálito e também as doenças periodontais, causadas pela inflamação nas gengivas e tecidos que sustentam os dentes.

Antes da escovação, é preciso considerar:

  • A escovação de dentes não é algo natural para os cães, então eles podem não gostar no início, seja paciente;
  • O momento da escovação precisa ser tranquilo e prazeroso. Interaja de forma positiva com o cão, com paciência, carinho e recompensando o bom comportamento;
  • Comece a escovação enquanto o cão ainda é filhote, assim é mais fácil para ele se acostumar. Não é impossível escovar os dentes de cães adultos, mas pode ser mais desafiador;
  • Em relação a frequência , a escovação diária é ótima, mas nem sempre é possível. Há pessoas que conseguem se dedicar aos dentes dos cães duas vezes por semana, as vezes até uma vez por semana, e acredite, isso já é além do comum. Independente da frequência, faça o melhor dentro da sua realidade e lembre-se que você estará causando um impacto positivo na saúde do seu animal.
  • O creme dental precisa ser específico para pets, pois sua fórmula além de possuir ação enzimática para auxiliar na limpeza, permite a ingestão do creme, diferente dos cremes dentais para uso humano;
  • A escova de dentes pode ser específica para cães ou uma escova de dente para bebês que seja macia.
  • Evite usar produtos caseiros e sem comprovação científica. Para saber quais cremes dentais, suplementos ou outros componentes são mais indicados para o seu pet, seja orientado sempre por um médico veterinário de confiança.

Mas afinal, como escovar os dentes de um cachorro?

  • Deixe seu pet confortável e tranquilo;
  • Faça massagem nas bochechas do cão, nos lábios e nos dentes caninos, que são os mais acessíveis. Continue até o cão se acostumar ao toque;
  • Coloque o creme dental no dedo ou escova e espere o animal cheirar ou experimentar o gosto do creme, depois você pode passar o creme massageando os dentes, começando pelos caninos e se possível, indo até os pré-molares e molares que são os dentes mais ao fundo. O foco maior sempre será  os dentes laterais, que são os pré-molares e molares, como representados em cor amarela na foto:

cachorro com a boca aberta mostrando os dentes, em evidência de cor os dentes pre-molares e molares.

  • Faça movimentos suaves com a escova.
  • Os cremes dentais para os pets atuam de forma enzimática, não é necessário utilizar força;
  • Incline a escova num ângulo de 45 graus, com as cerdas direcionadas para a linha entre a gengiva e os dentes.
  • Não se preocupe com o canto interno dos dentes pois a língua do cão consegue manter a região interna dos dentes mais limpa.

Sabemos que os cães podem ou não se comportar na hora da escovação. Seja gentil com você e com o seu animal, faça o máximo que você conseguir e lembre-se que todo dia é grande. A chave é persistir.

A escovação dos dentes do seu cão é uma medida de higiene, quanto mais cedo você começar, melhor para a saúde dele. Ainda assim, há algumas situações em que apenas a escovação pode não ser suficiente, então o ideal é levar o pet ao médico veterinário regularmente para manter a saúde oral do seu animal em dia.

Alguns sinais de comprometimento da saúde oral do seu animal podem ser: mau hálito, inflamação da gengiva, presença de tártaro,  sangramentos e salivação excessiva. Além de causar desconforto, dor e de dificultar ações básicas como beber água e se alimentar, as doenças periodontais podem progredir e afetar  órgãos como os rins e o coração, portanto, ao notar a presença desses sintomas, consulte seu pet com um médico veterinário.

 

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *