Cachorro

Cuidados com o cachorro durante o outono

O Brasil é um país muito grande, com diferentes climas. A chegada da estação outono pode trazer muitas mudanças no clima. No sul do país as temperaturas podem cair gradualmente, a umidade do ar diminuir ou até mesmo haver um aumento na ocorrência de chuvas. Já no norte e nordeste, onde costuma ser quente o ano todo, as mudanças são quase que imperceptíveis.
Assim como os humanos, os animais também são afetados pelas mudanças climáticas e podem ficar doentes. Portanto, é importante cuidar bem dos pets, principalmente os filhotes, cães idosos e aqueles com focinhos curtos, que são mais sensíveis.

Filhotes e cachorro idoso precisam de cuidados especiais durante o outono?

Os filhotes e cães idosos sempre precisam de atenção extra. Isso porque o sistema imunológico desses animais é mais frágil do que o de cães adultos e saudáveis. Em outras palavras, os jovens e os idosos são mais suscetíveis a alergias e doenças.

Cuidados com cães braquicefálicos no outono

cachorro raça pug braquicefálico
Foto de Istiphoto98 na Unsplash

Cães braquicefálicos como pugs e buldogues, têm focinhos curtos e vias respiratórias mais estreitas, o que pode causar dificuldade para respirar, independente da estação. Durante o outono, as mudanças de temperatura e umidade podem agravar os problemas respiratórios, tornando a respiração ainda mais difícil, especialmente se o animal já sofrer de problemas respiratórios crônicos.
Quando os cães respiram, eles controlam a temperatura do corpo. No entanto, cães com focinho curto têm mais dificuldade em fazer esse controle. Isso pode causar problemas para manter a temperatura do corpo estável.

Os cães têm mais chance de pegar doenças parasitárias durante o outono?

Sim. Durante o outono, há o aumento da população de pulgas, carrapatos e mosquitos, que podem causar alergias e transmitir doenças aos animais. Portanto, se o seu cão não estiver com a proteção antiparasitária em dia, que inclui vermífugos e coleiras antipulgas, é melhor evitar áreas com a presença de outros animais e onde esses insetos são comuns, como bosques e parques.

Os cachorros podem ter alergia no outono?

cachorro deitado em folhas no outono
Foto de Tereza Hošková na Unsplash

Sim, assim como os humanos, os animais de estimação podem desenvolver alergias sazonais a elementos como pólen, fungos, ácaros, mofo e plantas que são mais comuns nesta estação. Essas alergias podem ser identificadas por sinais como coceira na pele, espirros, tosse, corrimento nasal e lacrimejamento.
O cuidado deve ser maior com os cães braquicefálicos, que já enfrentam dificuldades respiratórias devido aos focinhos achatados e vias respiratórias estreitas. Isso porque alergias e gripes podem agravar ainda mais esses problemas respiratórios.

Cachorro pode pegar gripe?

Sim, os cães podem contrair a gripe canina, causada por diferentes tipos de vírus da gripe. Esses vírus podem se espalhar rapidamente entre os cães, especialmente em locais onde os animais se reúnem, como parques para cães, abrigos e creches.
Os sintomas da gripe canina podem variar de leves a graves e incluem tosse, espirros, corrimento nasal, febre, cansaço e falta de apetite. Em casos mais graves, a gripe canina pode levar a complicações como pneumonia.

E como cuidar dos pets no outono?

  • Alimentação de qualidade para os pets

Ofereça ração e alimentos de qualidade, seguindo uma rotina com horários fixos, pois os cães gostam dessa rotina e aprendem quando será a hora do lanche. Além disso, não deixe a ração à vontade para os cães.

  • Água fresca o tempo todo

Água limpa e a vontade é importante para manter o pet hidratado e ajudá-lo a se refrescar nos dias quentes.

  • Cuidado com temperaturas extremas

Cuidado com as temperaturas extremas, pois tanto o frio intenso quanto o calor intenso podem ser desconfortáveis e até mesmo prejudicar a saúde dos cães.

  • Ambiente limpo

Um ambiente limpinho, com a higiene em dia, previne doenças e ajuda a manter o pet feliz e saudável.

  • Vacinação

Mantenha as vacinas do seu pet atualizadas para prevenir muitas doenças. Consulte o veterinário para seguir os protocolos de vacinação recomendados, incluindo os reforços anuais, e assim evitar que seu pet fique doente.

cachorro sentado flores secas
Foto de Jamie Street na Unsplash

Essas foram as dicas para cuidar dos cães no outono! Lembre-se de alimentá-los bem, garantir água fresca sempre, protegê-los do frio e do calor excessivos, manter o ambiente limpo e não esquecer das vacinas. Assim, os cães poderão aproveitar a estação esbanjando saúde e alegria!

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *