Cachorro

Por que meu cachorro está triste e não quer comer? Descubra soluções para animar o seu cão

Quando um cachorro está triste e não quer comer, perdendo o interesse pelo alimento, é natural que os tutores fiquem preocupados. Afinal, a alimentação é importante para a saúde e bem-estar de todo ser vivo. No entanto, várias situações podem contribuir para a perda de apetite dos cães.

Vamos explorar algumas dessas razões e oferecer sugestões para ajudar seu pet a recuperar o interesse pela comida.

Trocar uma ração saborosa por outra de qualidade inferior

Os cães são bem exigentes com sua comida. Eles têm preferência por sabores e pela qualidade de alimento, podendo rejeitar algo de que não gostem. Isso é especialmente comum quando há mudança de uma comida saborosa para outra de qualidade inferior ou menos atrativa.

Fornecendo uma nova ração para o cachorro

A introdução de uma nova ração deve ser feita aos poucos. Por exemplo, comece misturando pequenas quantidades da nova ração com a antiga, aumentando progressivamente a proporção da ração nova, tudo isso ao longo de uma semana. Essa transição alimentar mais suave ajuda a evitar a rejeição de uma nova ração.

Oferecer muita comida para o cão, além do necessário

cachorro deitado cheirando raçao
Foto de Ayla Verschueren na Unsplash

É muito comum que os tutores ofereçam mais alimento do que é recomendado para os cães. Quando os animais comem demais, é natural que eles se sintam saciados e percam o interesse pela comida.

Qual a quantidade de ração para o cachorro?

Siga as orientações presentes no rótulo das embalagens dos alimentos, que indicam a quantidade de alimento adequada considerando o porte e idade do animal. Não ofereça alimento a além do necessário, pois isso pode levar ao ganho de peso excessivo e também aumentar o risco de doenças.

Falta de rotina e horários prejudica o apetite dos cães

Os cachorros gostam de ter uma rotina e saber quando vão ser alimentados. Se não tiverem uma rotina regular de alimentação, podem perder o apetite nos horários em que costumam comer. Estabelecer horários fixos para as refeições e evitar deixar comida a vontade pode ajudar a manter o apetite do seu pet.

Quando os cachorros estão com dor ou estresse, eles sentem menos fome

cachorro deitado triste
Foto de Robert Larsson na Unsplash

A dor por si só inibe o apetite. Além disso, situações estressantes, como a introdução de um novo animal na casa ou a ausência de um membro da família com quem o pet tenha um forte vínculo, podem causar estresse e também a perda de apetite.

Efeitos colaterais de remédios e vacinas podem causar perda do apetite

Algumas medicações e vacinas podem causar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos e também a perda de apetite. Se o cachorro apresentar esses sintomas após a administração de medicamentos ou vacinas, consulte o veterinário para avaliar a situação e receber orientações adequadas.

A perda de apetite pode ser um sinal de algo mais sério

As doenças podem causar desconforto, estresse e dor nos animais, levando à perda de apetite. Não é natural que os animais fiquem muito tempo sem se alimentar, e isso pode indicar uma doença ou algo mais grave. Portanto, se a falta de apetite durar mais de um dia, considere levar o pet ao veterinário para um diagnóstico adequado.

Remédio caseiro para cachorro que não quer comer

Para estimular o apetite dos cães, existem duas alternativas simples que não são necessariamente remédio, mas pode tornar o alimento muito mais interessante:

Adicionar molho de carne na ração

Adicionar um pouco de molho de carne (sem sal) na ração pode deixar a ração mais atrativa e saborosa para o cachorro, além de ajudar a umedecer os grãos.

Oferecer um delicioso sachê

O sachê é uma ração úmida, com odor atraente e fácil de mastigar, especialmente se o cachorro estiver com dificuldade para comer a ração seca.

Dicas extras para garantir que o cachorro se alimente bem

cachorro se alimentando
Foto de MART PRODUCTION no Pexels
  • Mantenha o local de alimentação limpo e agradável.
  • Certifique-se de que os potes de ração e água estejam sempre limpos.
  • Armazene as embalagens dos alimentos corretamente e verifique o prazo de validade. Além disso, siga sempre as instruções dos rótulos.
  • Estabeleça horários fixos para as refeições do seu pet.
  • Se seu cachorro continuar recusando comida, leve-o ao veterinário para investigar possíveis problemas de saúde.

Lembre-se de que a perda de apetite pode ser passageira, mas também pode indicar problemas de saúde mais sérios. Portanto, esteja atento ao seu pet, ofereça alimentos de qualidade e, se perceber algo errado, consulte um veterinário. Afinal, um cachorro feliz é um cachorro saudável

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *