Cachorro

Páscoa: Porque não dar chocolate para cachorro

Com a chegada da Páscoa, além das celebrações religiosa e cultural, chega também a tradição de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate. Mas para os tutores de pets, é uma época que exige cuidado e atenção, já que o chocolate é perigoso para os cães.

Porque não dar chocolate para cachorro

O consumo de chocolate pode causar intoxicação e representa um risco para a saúde dos cães.

Por que comer chocolate faz mal para o cachorro?

Porque ele tem duas substâncias, teobromina e cafeína, que são responsáveis pela intoxicação nos animais. Quando um cachorro come chocolate, demora muito mais tempo para o corpo dele digerir essas substâncias. Isso faz com que a teobromina e a cafeína fiquem no corpo do cachorro por um tempo prolongado, o que pode causar efeitos tóxicos graves e perigosos.

Comer pouco chocolate também causa intoxicação?

Sim, mesmo uma pequena quantidade de chocolate é perigosa para os cães.
Embora todos os tipos de chocolate possuam as substâncias perigosas, o chocolate amargo tem maior quantidade de teobromina e cafeína, por isso ele é mais perigoso, mesmo em pouca quantidade.

Sintomas de cachorro que comeu chocolate

cachorro deitado em sofa
Foto de Alicia Gauthier na Unsplash

Os sinais mais comuns de um cachorro intoxicado por chocolate incluem vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsões e, em casos graves, até mesmo risco de morte.

Meu cachorro comeu chocolate, o que fazer?

Se o seu cão comeu chocolate, leve ele imediatamente ao veterinário para receber atendimento e tratamento adequados.

Existe remédio caseiro para cachorro que comeu chocolate?

Não. Quando o animal come algo perigoso, como chocolate, ele fica intoxicado, o que é uma situação grave que precisa de atenção veterinária imediata. O uso de remédios caseiros pode piorar a situação do animal. Então, é importante levar o cachorro ao veterinário para receber o tratamento certo.

O chocolate pode estar presente em muitos alimentos

O chocolate pode estar presente em muitos alimentos. Além dos ovos de páscoa e barras de chocolate, ele também pode ser encontrado em biscoitos, bolos e sorvetes. Sendo assim, os tutores devem estar atentos para evitar que os cachorros consumam qualquer alimento que contenha chocolate em sua composição.

Opções seguras e saudáveis: chocolate próprio para cães

No mercado, há opções conhecidas como “chocolate para cachorro“, mas, na verdade, esses produtos não possuem chocolate em sua composição e são seguros para o consumo. Se houver dúvida, basta verificar os rótulos, ou continuar alimentando seu pet com opções seguras e marcas confiáveis que você já conhece.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *