Cachorro

Pode passear com filhote não vacinado? Dicas para garantir a segurança do seu cachorro

Você já parou para pensar no papel das vacinas na saúde do seu cachorro? E será que é seguro passear com filhotes de cachorro não vacinados? Descubra.

O que são as vacinas?

As vacinas para cachorros são como escudos de proteção contra doenças. Assim como você toma vacinas para ficar protegido de várias doenças, os cachorros também precisam delas para se manterem saudáveis.

Para que servem as vacinas de cachorro?

As vacinas ajudam o sistema imunológico dos cachorros a reconhecer e combater vírus e bactérias que podem deixá-los doentes.

Por exemplo, há vacinas contra doenças como cinomose, parvovirose, raiva e outras que são comuns em cachorros e podem ser muito perigosas. Então, as vacinas preparam o corpo do cachorro para se defender dessas doenças.

Quando meu cachorro pode começar a tomar vacina?

Bem, a resposta é simples: entre 6 e 8 semanas de idade.
Nesse período, os filhotes começam a perder a imunidade fornecida pelo leite materno e se tornam mais vulneráveis a doenças. É aí que entram as vacinas com a missão de proteger os filhotes contra doenças perigosas.

É importante seguir o calendário de vacinação recomendado pelo veterinário para garantir que seu filhote desenvolva uma imunidade adequada contra doenças comuns e perigosas.

Mas afinal, pode passear com filhote que ainda não foi vacinado?

filhote-cao-flor
Foto de Hendo Wang na Unsplash

É recomendável evitar levar filhotes que ainda não foram totalmente vacinados para locais públicos, como parques ou áreas onde outros cães frequentam, até que tenham completado o protocolo de vacinação.

Por que filhotes de cachorro não vacinados NÃO devem passear?

Filhotes podem pegar doenças facilmente, especialmente em locais onde muitos outros animais frequentam. Nesses ambientes, pode haver fezes contaminadas e outros animais doentes que também podem transmitir vírus e bactérias perigosas. Ainda há o perigo das doenças transmitidas por parasitas, como pulgas e carrapatos.

Como os filhotes ainda não têm um sistema imunológico forte, é melhor esperar até que tenham recebido todas as vacinas antes de levá-los para passear livremente. Assim, eles estarão mais seguros.

Mas como socializar e educar o filhote se ele não pode sair até completar a vacinação?

Não levar o filhote para passear na rua não significa que você não possa socializá-lo. Você pode apresentá-lo a outros cães e pessoas em ambientes controlados, como dentro de casa ou no quintal de alguém que você sabe que tem cães saudáveis e vacinados.

Vale a pena vacinar o cachorro?

Sim, definitivamente vale a pena. As vacinas ajudam a proteger seu cachorro de doenças sérias que podem colocar sua vida em risco ou causar sérias complicações.

Embora algumas pessoas pensem que seus animais nunca ficarão doentes, investir em vacinas desde quando o pet ainda é um filhote é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *