Cachorro

5 raças de cachorros pequenos para conhecer e se apaixonar

Vamos falar sobre cães fofos! Neste artigo, vamos conhecer cinco raças de cachorros pequenos que são muito queridas. Eles são ótimos animais de estimação e têm histórias interessantes. Desde o pequeno Chihuahua até o adorável Shih Tzu, cada raça tem seu próprio jeitinho. Vamos descobrir mais sobre eles.

Chihuahua

Origem: México.

Tamanho: O padrão da raça não considera a altura dos animais para avaliação, apenas o peso.

Peso: Entre 1 e 3 kg.

cao chihuahua pequena raça
Foto de Herbert Goetsch na Unsplash

História: Os Chihuahuas são a menor raça de cães do mundo e levam o nome do estado mexicano de Chihuahua. Sua história é envolta em mistério, mas se supõe que viveu de forma selvagem e foi capturado e domesticado pelos indígenas durante a época da civilização “Tolteca”; ilustrações de um cão pequeno chamado “Techichi”, que habitou em Tula, foram incluídas na decoração de sua arquitetura, as quais eram muito similares ao atual Chihuahua. Chihuahuas são considerados animais de companhia.

Características: São cães pequenos de corpo compacto e a cabeça em formato de maça. Possuem duas variedades de pelagem, a de pelo curto e a de pelo longo.

Temperamento: Chihuahuas são animais rápidos, alertas, inquietos e corajosos. Também podem ser bastante temperamentais. Eles são leais aos seus tutores e tendem a ser cães de colo.

Poodle Toy

Origem: França.

Tamanho: 24 a 28 cm.

Peso: Entre 2 e 4 kg.

toy poodle cao raça pequena
Imagem de Afif Ramdhasuma por Pixabay

História: Os Poodles possuem quatro variedades: Poodle grande, Poodle médio, Poodle anão e o Poodle Toy. O Poodle toy é uma das quatro variedades de tamanho da raça, sendo a menor delas. Originalmente, esses cães foram criados para a caça de aves aquáticas e compartilham ascendência com o Barbet, do qual herdaram diversas características. O Poodle é considerado animal de companhia.

Características: Possuem pelo longo. A pelagem é bem característica e cacheada ou encordoada. O pelo é de uma cor só, e pode ser preto, branco, marrom, cinza ou fulvo.

Temperamento: Inteligentes, enérgicos, alertas e altamente treináveis. São ótimos cães de companhia e podem se dar bem com famílias. Os Poodles se tornaram muito populares como animais de companhia porque têm personalidades gentis, felizes e leais.

Pug

Origem: China / Grã-Bretanha.

Tamanho: 25 a 32 cm.

Peso: Entre 6 e 8 kg.

cao pug raça pequena
Foto de Sneaky Elbow na Unsplash

História:  O Pug é uma raça de cães com origens especuladas no Oriente, particularmente na China, devido à preferência por cães de nariz arrebitado. A raça foi introduzida na Europa pelos comerciantes da Companhia Holandesa das Índias Orientais no século 16, tornando-se apreciada nos Países Baixos. O Pug também se tornou símbolo dos patriotas reais e chegou à Inglaterra durante o reinado de Guilherme III. Até 1877, os Pugs eram predominantemente fulvos, mas nesse ano, um casal preto da raça foi importado do Oriente.  São considerados como uma raça de companhia.

Características: Como um molosso de pequeno porte, o pug possui corpo quadrado, robusto e musculoso. O focinho é curto e possui rugas na face.  Possui pelagem curta e brilhante.

Temperamento: Pugs são cães afetuosos, brincalhões, inteligentes e sociáveis. São conhecidos por seus rostos enrugados e personalidades alegres.

Yorkshire Terrier

Origem: Grã-Bretanha.

Tamanho: 17 a 23 cm.

Peso: Até 3,2 kg.

yorkshire terrier cao raça pequena
Imagem de Nel Botha por Pixabay

História: O Yorkshire Terrier é uma raça que se originou na mesma área que o Airedale Terrier por volta de 1850. Ele foi desenvolvido a partir do Terrier Preto e Castanho e também recebeu influências do Maltês e do Sky Terrier. O nome atual da raça foi adotado em 1870. Os Terriers, incluindo o Yorkshire Terrier, têm um forte instinto de caça, seja por brinquedos dentro de casa ou roedores no jardim. A raça é considera de animais de companhia.

Características: Possuem pelagem longa, lisa e brilhante, variando entre os tons cinza e dourado.

Temperamento: Yorkies são alertas, inteligentes, dispostos e podem ser teimosos. São cães leais e fazem ótima companhia para famílias.

Shih Tzu

Origem: Tibete (China).

Tamanho: 20 a 27 cm.

Peso: Entre 4,5 e 7,5 kg.

cao shih tzu raça pequena
Foto de jennifer pueda no Pexels

História: A raça Shih Tzu tem suas raízes no Tibete, mas foi desenvolvida na China, onde eram cães de palácio imperial. Após a República da China em 1912, alguns exemplares da raça chegaram ao ocidente, com a primeira importação registrada na Grã-Bretanha em 1931. O Shih Tzu foi reconhecido como uma raça distinta em 1934 e ganhou um registro separado do The Kennel Club em 1940, com certificados de campeonato disponíveis a partir de 1949. A raça é considerada de companhia.

Características: São animais robustos/fortes, com pelagem abundante, aparência orgulhosa e cabeça com aspecto de crisântemo.

Temperamento: São animais inteligentes, ativos, alertas, afetuosos e muito sociáveis. Também costumam ser independentes, quando comparados a outras raças.

E aí, qual raça é a sua preferida?
Agora que conhecemos o corajoso Chihuahua, o elegante Poodle Toy, o alegre Pug, o determinado Yorkshire e o charmoso Shih Tzu, fica claro como esses pequenos conquistam o coração de qualquer um.
E lembre-se, existem muitas outras raças por aí para explorar. Aguarde nossos próximos artigos para conferir mais sobre esses incríveis companheiros de quatro patas!

 

Leia também:

Saiba mais em:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *