Comportamento

Os cachorros podem sorrir?

Os cães são muito inteligentes e a linguagem corporal é muito usada para eles como forma de comunicação. No entanto, um comportamento que sempre intriga é a habilidade que alguns cães possuem de sorrir para os humanos. Como não é uma expressão comum, será que os cães podem mesmo sorrir?

Cachorro imitando o sorriso

Sim, os cães podem sorrir, mas não é exatamente um sorriso espontâneo e que demonstra felicidade como o nosso. O sorriso canino é um comportamento que os cães podem aprender a exibir repetidamente. Por exemplo, quando eles recebem uma resposta positiva dos humanos, como sorrisos, sons de aprovação ou até mesmo guloseimas, são recompensados. Eles podem ter aprendido que repetir esse comportamento gera recompensas.

O sorriso de culpa dos cães

É comum encontrar vídeos de cães exibindo sorrisos culpados após terem cometido algum erro e estão prestes a receber uma bronca do tutor. No entanto, esses sorrisos em resposta ao comportamento reprovável não são verdadeiros sinais de culpa, mas sim de submissão. Geralmente, o cão percebe pelo tom de voz do dono que algo não está bem. Os cães podem usar o sorriso como uma forma de demonstrar submissão, indicando que reconhecem o dono como líder e querem evitar confrontos.

Cachorro mostrando os dentes: um sorriso ou um sinal de irritação?

cachorro mostrando os dentes
Foto de Isabel Vittrup-Pallier na Unsplash

Quando um cachorro mostra os dentes, esse comportamento pode ser interpretado de várias formas, por exemplo, pode ser o sorriso para de submissão ou um sinal de irritação. O segredo é observar a linguagem corporal do animal como um todo e não apenas os dentes. Assim, é mais fácil compreender como o cão está se sentido.

Como o cachorro demonstra que está feliz?

Os cães demonstram felicidade de várias formas, como abanar o rabo vigorosamente, apresentar uma expressão facial relaxada e um corpo solto e descontraído. Eles buscam o contato físico com seus tutores, através de lambidas e abraços, e demonstram entusiasmo ao se envolverem em brincadeiras e jogos. Um cão feliz é algo facilmente notado, pois irradia energia e alegria.

labrador cão sorriso
Foto de Jonathan Daniels na Unsplash

Embora os sorrisos dos cães não sejam exatamente como os sorrisos humanos, eles continuam sendo uma expressão bonita e significativa na interação entre tutores e seus animais de estimação. Cada sorriso canino é uma demonstração da amizade e da confiança que nossos cães têm por nós.

 

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *