Dicas

Altura ideal dos comedouros de cães e gatos

É comum a recomendação de que a altura dos comedouros e bebedouros dos cães e gatos deve estar na altura do cotovelo dos animais. Essa é uma prática recomendada por alguns profissionais e amplamente apoiada pela indústria, que oferece diversos modelos de comedouros e bebedouros elevados para os animais. Mas afinal, será que existe uma altura ideal para os comedouros e bebedouros dos pets?

Porque elevar os comedouros e bebedouros?

Entre os benefícios da altura, as principais recomendações de profissionais e da indústria sugerem que posicionar os comedouros na altura do cotovelo ajuda a:

  • Criar um melhor alinhamento do trato digestivo, facilitando o trânsito do alimento e contribuindo para uma digestão mais eficiente
  • Proporcionar maior conforto ao animal
  • Ajuda a prevenir engasgos
  • Evita derramamentos de comida e água

A altura das vasilhas realmente causa tanto impacto na alimentação dos pets?

A resposta é: ainda não sabemos.

Até o momento, não há estudos que possam demonstrar cientificamente se manter os comedouros e bebedouros elevados pode ser mais benéfico aos animais do que quando esses elementos estão posicionados ao nível do chão.

Biologia e evolução dos animais

Podemos analisar e refletir sobre a natureza dos animais, especialmente os parentes mais próximos dos nossos pets, como cães selvagens e lobos, e no caso dos gatos, os grandes felinos, como leões e tigres.

É comum que esses animais cacem suas presas e se alimentem ao nível do chão, em pé, ou até mesmo sentados, dobrando os cotovelos para se aproximarem mais da refeição. A própria evolução da espécie e as modificações que ocorreram naturalmente em seus corpos os prepararam para a alimentação no nível do solo.

Em resumo, podemos compreender que é perfeitamente natural para os cães e gatos se alimentarem ao nível do solo também.

Afinal, elevar ou não elevar os potinhos?

É comum encontrarmos comedouros e bebedouros sendo comercializados em variados formatos e alturas, mas no momento, estudos precisam ser realizados para descobrir se existem de fato, vantagens na digestão dos animais ao elevar esses itens.

Contudo, é importante mencionar que alguns animais podem ter uma preferência particular por se alimentar ou beber água em níveis mais elevados. Além disso, em situações específicas, como quando os animais enfrentam problemas de mobilidade ou estão em idade avançada, elevar a altura dos comedouros e bebedouros pode ser benéfico.

Nessas circunstâncias, a proximidade da comida e da água à boca do animal pode reduzir a necessidade de esforço físico durante a ingestão, proporcionando maior conforto para os pets enquanto eles comem ou ingerem água.

gatos se alimentando com ração
Gatos se alimentando em comedouro na altura do chão – Foto de Bonnie Kittle na Unsplash

Independente da altura que você mantém os potinhos de água e ração dos seus animais, o que você pode fazer é observar seu pet. Analise se ele demonstra algum tipo de preferência em relação à altura dos itens. Se não, tudo bem manter as vasilhas ao nível do chão, pois é natural para os pets.

Fundamental mesmo é manter os recipientes sempre limpos, garantindo, assim, a higiene e a saúde do seu companheiro de quatro patas.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *