Dicas

Babá eletrônica para monitorar Pets: O guia completo

Atualmente, muitas pessoas passam grande parte do dia fora de casa devido ao trabalho, deixando seus animais de estimação sozinhos. Isso gera preocupação nos tutores, que se perguntam sobre o bem-estar de seus pets durante sua ausência.

No entanto, é cada vez mais comum os tutores encontrarem na tecnologia uma excelente parceria, usando as babás eletrônicas para monitorarem seus pets, mesmo à distância. Neste guia, vamos explorar como essas câmeras funcionam, suas vantagens e os recursos essenciais a considerar ao escolher a melhor opção para você e seu pet.

Monitorando seu pet com Babá Eletrônica

Inicialmente, essas câmeras eram usadas para monitorar bebês, mas devido à versatilidade e preço acessível, cada vez mais tutores têm aderido ao uso dessas câmeras para ficarem de olho nos pets, seja para matar a saudade ou para conferir se eles estão se comportando.

O Que é uma babá eletrônica?

camera pet
Câmera Babá eletrônica – Reprodução/Amazon

Babá eletrônica é um aparelho de monitoramento equipado com uma câmera que se conecta à internet Wi-Fi. Essa câmera grava e transmite em tempo real tanto o vídeo quanto o áudio do ambiente em que está instalada. Alguns modelos mais avançados até mesmo permitem que você converse com o ambiente através do áudio bidirecional. Assim, você pode interagir com seu animal de estimação ou verificar o que está acontecendo na sua casa de qualquer lugar onde tenha acesso à internet.

Acesso via smartphone: monitoramento em qualquer lugar

Uma das maiores vantagens das babás eletrônicas é a capacidade de acessar as imagens e os sons do seu pet através de um aplicativo em seu smartphone. Não importa onde você esteja, desde que tenha conexão com a internet, você pode verificar seu pet e interagir com ele sempre que quiser.

Nem todas as câmeras são iguais: escolha a melhor para você

Câmera babá eletrônica Enabot EBO em uma casa
Enabot EBO
Foto: Reprodução/Amazon

Ao escolher uma babá eletrônica para monitorar seu pet, é essencial entender que diferentes modelos oferecem uma variedade de recursos. Aqui estão algumas considerações importantes:

  • Tipo de movimento da câmera

Alguns modelos têm imagens estáticas, enquanto outros podem se rotacionar para proporcionar uma visão completa do ambiente.

  • Qualidade do vídeo

Procure por câmeras com qualidade de vídeo de 1080p ou superior para imagens nítidas e claras.

  • Visão noturna

Câmeras que oferecem visão noturna são eficientes em monitorar, mesmo em condições de pouca luz.

  • Gravação de vídeo ou armazenamento na nuvem

Se você tem interesse em revisar as imagens da câmera posteriormente, é interessante que ela possua o recurso de gravação ou armazenamento.

  • Áudio bidirecional

Recurso que permite a comunicação entre você e o ambiente onde a câmera está. É o recurso que te permite chamar o seu pet, ou conversar com ele em tempo real.

  • Transmissão ao vivo criptografada

Alguns modelos possuem transmissão ao vivo criptografada, que ajuda a proteger a privacidade das imagens.

  • Visão panorâmica e inclinação da câmera

Modelos que oferecem visão panorâmica e a capacidade de inclinar a câmera são eficientes para para obter diferentes ângulos de visualização, ou seja, movimentando a câmera remotamente te permite visualizar melhor o ambiente.

 

Ao escolher uma câmera, é importante considerar não apenas as características da babá eletrônica, mas também suas próprias necessidades, o ambiente onde os animais serão monitorados, a segurança cibernética adequada e o preço que se encaixa no seu orçamento.

Além das babás eletrônicas comuns, também existem as câmeras específicas para pets, que possuem recursos adaptados às necessidades dos animais, como a capacidade de dispensar petiscos e oferecer brinquedos interativos.

camera pet joga petisco automaticamente - petcube
Câmera Pet que solta petiscos (BITES 2 LITE) – Foto: Reprodução PetCube

Segurança e privacidade: proteja seus dados

Como qualquer outro dispositivo doméstico inteligente que se conecta ao Wi-Fi, existe a chance de ser hackeado e comprometer sua privacidade. Para evitar isso, basta seguir as recomendações de segurança do dispositivo, como atualizar regularmente as senhas, configurar a autenticação de dois fatores e manter o software da câmera atualizado. Além disso, lembre-se de considerar as leis de privacidade locais e proteger as informações pessoais coletadas pelas babás eletrônicas.

Conclusão

O uso de babás eletrônicas para observar os pets em casa representa uma grande evolução no cuidado com os animais. Essas ferramentas oferecem aos tutores a possibilidade de monitorar seus pets em tempo real.
Além de verificar se o seu pet está se comportando em casa, você também pode aproveitar para dar uma espiadinha nele de tempos em tempos e matar a saudade. E você, usa babá eletrônica para monitorar seus pets em casa? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *