Dicas

Como limpar e higienizar potes de ração e água dos pets

Ter um bichinho de estimação é demais, né? Mas cuidar bem dele é superimportante, e isso inclui deixar os potinhos de comida e água sempre limpinhos. Neste artigo, a gente vai te contar por que isso é tão importante e como fazer isso de um jeito fácil.

Por que limpar?

Limpar as vasilhas de água e comida dos pets é importante para a higiene e também para manter eles saudáveis. Por isso, separamos 5 motivos para limpar os potes do seu pet: 

1. Ficar limpo e saudável

Se a gente não limpar os potinhos, eles ficam sujos e podem ter bactérias e coisas nojentas que fazem mal para o seu animal. Então, limpar os potinhos ajuda a manter seu pet saudável.

2. Evitar doenças e alergias

É importante lembrar que, às vezes, a sujeira nos potes pode ser a causadora de doenças e alergias nos pets. Se você colocar água ou comida em um pote sujo, isso pode contaminar o que seu pet consome, fazendo com que ele passe mal ou fique doente. Dessa forma, manter os potinhos sempre limpos é um jeito simples e eficaz de evitar doenças e alergias.

3. Comida e água de qualidade

Se os potinhos estão sujos, a comida e a água também ficam sujas. Seu pet merece uma refeição gostosa e água fresquinha, né? Limpar os potinhos ajuda a manter a qualidade da comida e da água.

4. Sem cheiro ruim

Potes sujos cheiram mal, e isso não é legal para ninguém. Limpar os potinhos ajuda a evitar cheiros desagradáveis.

5. Durabilidade dos potinhos

Quando a gente cuida bem dos potinhos, eles duram mais tempo. Isso é bom porque você não precisa ficar comprando itens novos toda hora.

 

Sujeira visível

Primeiro, a gente precisa lidar com a sujeira que a gente consegue ver. Essa parte é fácil. Basta lavar os potinhos com água e sabão. Se a sujeira estiver grudada, você pode deixar os potinhos de molho na água quente para facilitar a limpeza.

Sujeira invisível

Além da sujeira que a gente vê, também tem a sujeira que a gente não vê, como as bactérias e os germes. Para se livrar desses invisíveis, é importante desinfetar os potinhos de vez em quando.

Para desinfetar as vasilhas, você pode usar uma solução de água sanitária diluída (uma parte de água sanitária para dez partes de água). Deixe as vasilhas de molho nessa solução por alguns minutos e, em seguida, enxágue muito bem.

Com que frequência lavar o pote de ração e água dos pets?

A frequência da limpeza depende do tipo de comida que você fornece. Por exemplo, uma ração úmida pode deixar mais resíduos no pote do que uma ração seca. Mas, de um modo geral, é uma boa ideia lavar os potinhos todos os dias com água e sabão. A desinfecção, deixando os potes de molho numa solução com água sanitária pode ser realizada uma vez por semana.

Se você utiliza comedouros automáticos ou vasilhas de plástico, é importante verificar se estão em boas condições regularmente, pois esses materiais podem arranhar e acumular sujeira ao longo do tempo.

patinhas de gato em frente ao pote de ração
Foto de Marco Giuseppe na Unsplash

Passo a passo para a limpeza dos potinhos

Aqui vai um passo a passo super simples para limpar os potinhos do seu pet:

  • Tire os restos de comida: Antes de lavar, retire remova as sobras.
  • Lave com água e sabão: Use uma esponja, água e sabão para lavar bem os potes. Esfregue até tirar toda a sujeira.
  • Enxágue bem: Depois de lavar, enxágue os potinhos com água corrente para tirar todo o sabão.
  • Desinfete: Uma vez por semana, você água sanitária diluída em água para desinfetar, removendo a sujeira que existe, mas que é tão pequena que não conseguimos enxergar, os germes.
  • Deixe secar: Depois de lavar e enxaguar, deixe os potinhos secarem bem antes de colocar a comida e a água de novo.

Cuidar do seu pet é importante, e manter os potinhos limpos é uma parte desse cuidado. Seguindo essas dicas simples, você vai garantir que seu bichinho tenha uma alimentação saudável e água fresca, e por consequência, mais saúde.

 

Leia também:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *