Dicas

Guia completo: Como dar banho no cachorro em casa

Quem tem um cãozinho em casa sabe que, às vezes, surgem situações inesperadas que exigem um banho urgente. Seja após um passeio na chuva, uma brincadeira na terra ou até mesmo quando um cheiro estranho aparece do nada.

Mas se você não sabe dar banho em cachorro, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você a deixá-lo cheiroso e com o pelo impecável. Vamos aprender juntos como fazer isso em casa?

Pode dar banho no cachorro de quanto em quanto tempo?

A maioria dos cães que possuem pelos curtos e fáceis de cuidar podem tomar banho a cada 15 dias. Já os Cachorros que possuem pelos longos e costumam embaraçar facilmente precisam de banhos mais frequentes e geralmente em petshop, para evitar muitos nós e problemas de pele.

Qual é o melhor lugar para dar banho no cachorro em casa?

Escolha o lugar mais apropriado na sua casa para dar banho no seu cão, geralmente os lugares mais comuns são o quintal ou banheiro. Junto com essa escolha também vem a temperatura da água, pois geralmente temos água quente no chuveiro, então essa escolha também pode depender do clima no dia do banho, se está calor ou um tempo frio.

Separe os materiais que você vai precisar para dar banho no seu cão

Imagina estar no meio do banho do pet e perceber que esqueceu a toalha? Então separe todos os materiais antes do banho, pra ter certeza que não esqueceu de nada.

Comece molhando o pelo do cachorro

Comece molhando o cachorro pelas patas, para ele ir se acostumando com a água. Evite molhar dentro das orelhas e os olhos, pois pode causar desconforto.

Aplique o xampu de cachorro

Aplique uma pequena quantidade de xampu próprio para cães na palma da mão e espalhe pelo corpo do cachorro, sempre evitando a área dos olhos e ouvidos. Massageie suavemente para criar espuma e remover a sujeira.

Remova todo o sabão dos pelos do cachorro

Enxague bem a pelagem do cachorro para remover toda a espuma. Você pode até mesmo passar o xampu novamente se perceber que ainda tem sujeira, só lembre de tirar completamente todo o sabão, para que não fiquem resíduos que possam causar coceira ou irritação na pele do cachorro.

Seque o pelo do seu cão

mulher utilizando secador para secar o cachorro após banho
Secando o cachorro com secador – Foto de Yaroslav Shuraev no Pexels

Use uma toalha para secar o pelo do cachorro, removendo o excesso de água.
Muitas pessoas costumam usar o secador de cabelo em temperatura baixa para secar o pelo do cachorro.

Só é preciso ter cuidado pois muitos animais não gostam do barulho do secador ou sentem muito medo. Além disso, é preciso manter o secador a uma distância segura para não queimar dos animais.

Escove o pelo do cachorro

Após o banho você pode escovar o pelo do cachorro para remover nós e retirar os pelos mortos. Ainda dá para finalizar aplicando um perfume próprio para cães, assim ficará não apenas bonito, mas cheiroso também.

Ofereça uma recompensa para o pet

Para tornar o banho uma experiência positiva para seu cão, ofereça uma recompensa, como um petisco saboroso ou um brinquedo favorito, para reforçar o bom comportamento.

Você também pode deixar ele descansar de toda essa maratona num cantinho ensolarado, assim ele ficará relaxado e mais disposto para os próximos banhos.

Seguindo essas dicas, dar banho no seu cachorro será uma tarefa muito mais fácil. Lembre-se de manter uma atitude calma e paciente durante todo o processo, e seu cão logo associará o banho a momentos divertidos ao seu lado.

Arthur Oliveira

Oi! Eu sou Arthur Oliveira, um amante de pets que adora compartilhar dicas e experiências sobre os animais. Tenho dois gatos travessos que adoram espalhar pelo no sofá e me acordar às 5 da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *