Gato

5 alimentos tóxicos para gatos

Mesmo sendo animais estritamente carnívoros, os gatos adoram comer, e muitas vezes, podem acordar seus tutores às 4 da manhã em busca da tão desejada ração fresca.

Apesar do amor dos felinos por uma boa refeição, é importante destacar que alguns alimentos que parecem inofensivos para os humanos podem representar sérios perigos para os gatos. Sua dieta requer cuidados específicos, pois certos alimentos podem causar doenças e complicações de saúde.

Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco alimentos que são considerados prejudiciais ou tóxicos para gatos, juntamente com as razões pelas quais devem ser evitados:

 

1. Chocolate

Contém substâncias como teobromina e cafeína, que os gatos não conseguem metabolizar eficazmente. Isso pode resultar em sintomas como vômitos, diarreia, tremores, ritmo cardíaco acelerado e, em casos graves, até convulsões e morte. Ou seja, nunca forneça chocolate ao seu gato.

 

2. Cebola e Alho

Contêm compostos que podem danificar as células sanguíneas dos gatos, levando à anemia hemolítica. Também podem causar sintomas gastrintestinais, como vômitos, diarreia e também desidratação. Assim, não forneça refeições humanas temperadas para os seus animais, pois até mesmo pequenas quantidades podem ser perigosas se fornecidas continuamente. 

 

3. Uvas e uvas-passas

Causam toxicidade renal em muitos gatos, embora o motivo exato ainda não seja completamente compreendido. Mesmo pequenas quantidades podem resultar em problemas graves, como insuficiência renal aguda.

 

gato-alimentos-proibidos
Foto de Paul Hanaoka na Unsplash

4. Leite e derivados

Assim como nós humanos, os gatos podem se tornar intolerantes à lactose com o decorrer da idade, pois produzem cada vez menos a enzima lactase, responsável pela digestão do leite. Dessa forma, a ingestão de laticínios pode causar distúrbios gastrointestinais, como vômitos, diarreia e cólicas. Além disso, a composição do leite de gata e de vaca difere significativamente.

 

5. Carne crua

As carnes, quando cruas, podem conter bactérias como Salmonela e E. coli, que causam infecções graves em gatos. Por isso, é importante cozinhar bem a carne antes de oferecer aos felinos.

 

Lembre-se sempre de que a dieta dos gatos deve ser composta principalmente por alimentos formulados especificamente para eles. Se você suspeitar que seu gato consumiu algum desses alimentos ou qualquer outra substância potencialmente tóxica, entre em contato com um veterinário o mais rápido possível para orientação e tratamento.

 

Saiba mais em:
– Artigo “Intoxicações em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais?”
WALLER, S. B; CLEFF, M. B; MELLO, J. R. B.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *