Gato

Conheça o Gato de Pallas e entenda por que ele não deve ser um animal de estimação

O Gato de Pallas (Otocolobus manul), também conhecido como Manul, é um felino selvagem que tem atraído atenção na internet por sua aparência diferente e expressões faciais divertidas.

Uma espécie selvagem

Ao contrário dos gatos domésticos, o Manul é uma espécie selvagem adaptada a ambientes de frio extremo e que vive de forma solitária. Infelizmente, a população desses gatos enfrenta riscos significativos devido à caça ilegal e à degradação do seu habitat natural. Saiba mais sobre essa fascinante espécie.

Características do Gato de Pallas

  • Possuem pelo longo e denso;
  • Seu rosto é oval e achatado;
  • As orelhas são redondas e posicionadas lateralmente na cabeça, permitindo que espiem por cima das rochas enquanto mantêm as orelhas escondidas;
  • A cor da pelagem varia, a depender da estação, entre cinza e tons alaranjados, ajudando na camuflagem;
  • Seus olhos são grandes e redondos, adaptados para visão noturna e para caçar em ambientes de pouca luz;
  • A maioria dos gatos tem pupilas verticais em forma de fenda, mas os gatos de Pallas têm pupilas redondas.

Onde os Gatos de Pallas vivem

Os gatos de pallas são encontrados em algumas áreas da Ásia Central, uma grande região localizada entre a China e a Rússia. Esses gatos habitam matagais, pastagens, desertos e áreas rochosas.

Estrutura social

GATO DE PALLAS E OLHOS COM PUPILAS REDONDAS
Gato de Pallas e suas pupilas redondas, diferente dos outros felinos. Foto de Viktor Vasicsek na Unsplash

Os gatos de pallas são animais solitários, vivendo sozinhos na maior parte do tempo. Eles se reúnem apenas uma vez por ano, durante o período de acasalamento. As mães ficam com os filhotes até que aprendam a caçar por conta própria, e por volta dos seis meses de idade, os filhotes também passam a viver sozinhos.

O que o Gato de Pallas come

Esses gatos são carnívoros, se alimentando principalmente de pequenos roedores, lagartos e também pássaros. Eles geralmente não perseguem suas presas, preferindo emboscar elas, por exemplo, esperando próximo a tocas e ninhos.

Qual o tamanho de um Gato de Pallas

Os Gatos de Pallas têm tamanho semelhante ao de um gato doméstico, pesando entre 2 e 5 kg.

Quanto tempo um Gato de Pallas vive

A expectativa de vida média de um Gato de Pallas na natureza é de cerca de 10 anos.

Como os Gatos de Pallas se comunicam

Os Gatos de Pallas se comunicam rosnando, ronronando e usando o cheiro para marcar o território, de forma semelhante aos gatos domésticos.

O Gato de Pallas está em perigo de extinção?

O Gato de Pallas não está atualmente em perigo de extinção, mas é classificado como uma espécie vulnerável. A espécie enfrenta várias ameaças que contribuem para essa situação, incluindo a perda e degradação de habitat devido à atividade humana, como mineração, pastoreio e desenvolvimento de infraestrutura, além da caça ilegal e do comércio ilegal de peles.

Qual a diferença entre o gato doméstico e o Gato de Pallas

manul ou gato de pallas em arvore
Gato de Pallas escalando árvore – Foto de Anastasiya 7742 na Unsplash

O gato doméstico e o Gato de Pallas são espécies diferentes, com histórias evolutivas que também são diferentes. O gato doméstico é uma espécie adaptada ao convívio com humanos ao longo de milhares de anos, enquanto o Manul é uma espécie selvagem que vive de forma solitária.

Pode ter Gato de Pallas como pet?

Devido ao fato de serem animais selvagens, a criação de Gatos de Pallas como animais de estimação é proibida por lei. Além disso, por ser uma espécie selvagem, esses animais não se adaptam bem ao convívio com humanos, outros animais ou mesmo ao ambiente doméstico.

Por isso, manter o Gato de Pallas como um animal de estimação só faria ele sofrer, pois eles ficariam tristes e estressados. É importante deixá-los viver em seu habitat natural para que sejam felizes e seguros. Ou seja, se o lugar onde eles moram for respeitado e protegido, esses gatinhos fofos também serão respeitados e protegidos.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *