Gato

É perigoso que os gatos saiam para a rua? Descubra

Os gatos são animais independentes e adoram explorar. Muitas vezes são vistos pela vizinhança, seja para uma aventura, interagir com outros gatinhos ou para caçar algumas presas. Alguns tutores até incentivam os passeios, enquanto outros preferem manter os pets protegidos dentro de casa.
Mas afinal, será que é realmente perigoso que os gatos saiam para passear ao ar livre?

Os perigos que os gatos enfrentam nas ruas

As ruas são um ambiente com muitos desafios. Nela, os gatinhos podem se deparar com muitos perigos, vamos conhecer alguns deles:

Gatos nas ruas estão expostos a doenças

Na rua tem de tudo: alimentos estragados, água contaminada e até ratos e baratas que moram geralmente em ambientes sujos. Além disso, muitos gatos que não têm tutores, e por isso não são vacinados e nem recebem cuidados veterinários, estão nas ruas. Quando o seu gatinho sai para explorar esse ambiente, ele pode ter contato com várias dessas situações. Em ambientes assim, o risco de os felinos contraírem doenças é muito maior.

Gatos nas ruas estão expostos a intoxicação

gato na rua
Foto de Emre na Unsplash

Muitas substancias podem ser toxicas e prejudiciais para a saúde dos gatinhos, por exemplo plantas venenosas, produtos de limpeza, alimentos contaminados com veneno ou estragados. O contato com essas substancias pode ser perigoso para os gatos e, em muitos casos, exigir cuidado veterinário imediato.

Gatos nas ruas podem sofrer acidentes, atropelamentos e machucados

As ruas são movimentadas, com muita gente e carros passando o tempo todo. É um perigo e tanto, especialmente para os gatos que não estão acostumados a andar por lá. Eles podem ficar assustados com tanto barulho e correr o risco de serem atropelados ou se machucarem em algum acidente.

Brigas e disputas territoriais entre gatos

Nas ruas, infelizmente temos muitos gatos que não possuem lar ou tutor, são chamados de gatos ferais.
E como os gatos são naturalmente territorialistas, é possível que um gato perdido na rua acabe se envolvendo em brigas com outros felinos.

Gatos podem ser atacados por cachorros

As ruas também são frequentadas por muitos cachorros, nem todos são animais abandonados sem tutor, mas ainda assim, qualquer cachorro solto na rua pode ser agressivo e atacar os gatinhos. Portanto, representa um perigo.

Animais desaparecidos nas ruas

gato
Foto de Muhammad Irfan na Unsplash

É muito comum encontrar notícias sobre animais desaparecidos.
Muitas vezes, esses desaparecimentos acontecem quando gatinhos, não acostumados com o ambiente da rua, se assustam com o movimento e o barulho, e acabam fugindo e se perdendo. Além disso, há o risco de os gatos serem levados por outras pessoas

O gato é uma ameaça para outros animais?

Os gatos são caçadores naturais. Em áreas urbanas e rurais, onde há uma grande população de gatos na rua, a grande quantidade de caçadas pode levar à diminuição da população de animais nativos e representar uma ameaça para espécies como pequenos lagartos, insetos, e até mesmo pássaros em extinção.
Um exemplo disso ocorre em Fernando de Noronha, uma ilha onde a população de gatos ficou tão fora de controle, que está ameaçando a existência de pequenos lagartos e até de pássaros ameaçados de extinção.

A superpopulação de gatos e suas consequências

gatos ferais
Foto de Juli Kosolapova na Unsplash

Os gatos que não são castrados e ficam dando suas voltas pelas ruas acabam se reproduzindo, o que só faz a quantidade de gatos aumentar ainda mais. Isso quer dizer que tem mais e mais gatos pelas ruas, caçando outros bichinhos, sem cuidados e passando fome, e também se reproduzindo sem parar. Isso acaba enchendo as ruas com cada vez mais gatinhos desamparados, que estão sujeitos a todos os perigos do ambiente urbano

Conclusão: Sim, a rua é perigosa para os gatos

Sem dúvida, os gatos enfrentam uma série de perigos nas ruas, como doenças, acidentes, brigas com outros animais e a ameaça que representam para o equilíbrio ambiental devido à superpopulação. Portanto, manter nossos gatinhos dentro de casa não apenas os protege, mas também contribui para a segurança dos demais animais do ambiente.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *