Gato

Gatos laranjas são sempre machos. Será?

Dos mitos e lendas à cultura popular, os gatos laranjas ocupam um lugar especial no coração das pessoas, trazendo muita cor e alegria para nossas vidas. Mas algumas pessoas dizem que os gatos laranjas são machos, você já ouviu falar isso? Vamos desvendar esse mistério através da genética e descobrir se é verdade ou não.

De onde vem a cor laranja dos gatos?

A cor laranja nos gatos é determinada por um gene específico conhecido como gene “O”, que é responsável pela produção de pigmento vermelho ou laranja. Gatos com essa coloração podem apresentar diferentes tons, desde o laranja brilhante até o amarelo-dourado.

Gatos laranjas são sempre machos?

A maioria dos gatos laranjas que vemos são machos. Isso acontece porque o gene responsável pela cor laranja está ligado ao cromossomo X. Como os machos têm apenas um cromossomo X, se herdarem o gene laranja da mãe, serão laranjas. Já as fêmeas precisariam herdar o gene laranja de ambos os pais para serem laranjas, o que é raro.

fêmeas laranjas são raras, mas elas existem

gatinho-laranja-careta-shrek
Gato de botas, gato laranja e personagem do filme Shrek – Fonte: Canva

Gatas laranjas não são comuns. Como elas precisam herdar o gene da cor laranja de ambos os pais, esse fenômeno é raro. Em média, cerca de 20% dos gatos laranjas são fêmeas. As fêmeas laranjinhas são raras, mas elas existem.

Gatos laranjas são de raça?

Os felinos alaranjados não são exclusivos de uma raça. A cor laranja é determinada por um gene que pode estar presente em várias raças de gatos, assim como em gatinhos sem raça definida, conhecidos como gatos vira-latas.
Em relação as raças, existem algumas onde é mais comum encontrar gatos com a cor laranja, como o Maine Coon, o Persa, e o Bobtail Americano.

Personalidade dos gatinhos alaranjados

Embora não existam estudos específicos sobre o comportamento dos gatos laranjas, os tutores relatam que os laranjinhas têm personalidade única, sendo muito carinhosos, brincalhões e sociáveis.

Gatos laranjas famosos

Os gatinhos laranjas são queridos e famosos, sendo representados por diversos personagens na cultura popular. Alguns exemplos incluem o Garfield, que adora lasanha, o famoso Gato de Botas do Shrek e até mesmo o Bichento, um gato persa que pertence à Hermione, personagem de Harry Potter.

Mitologia e superstição com os gatos da cor laranja

gato maine coon laranja
Gato laranja da raça  – Foto de Sergey Semin na Unsplash

Em algumas culturas, os gatos laranjas são considerados símbolos de boa sorte e prosperidade. Por exemplo, no folclore japonês, os gatos laranjas são vistos como protetores contra o mal e trazem boa sorte para seus donos.

O fim do mistério…

Bem, parece que os gatos laranjas não seguem as regras tão rigidamente quanto pensávamos! Descobrimos que, embora a maioria seja composta por machos, as fêmeas também têm seu lugar nesse grupo colorido, mesmo que sejam um pouco mais difíceis de encontrar. Então, da próxima vez que encontrar um gatinho laranja, lembre-se: não se deixe enganar pela cor, pode muito bem ser uma garota esperta e cheia de personalidade!

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *