Gato

O segredo por trás dos gatos de três cores

Certamente você já viu muitos gatos de três cores, também conhecidos como tricolores. Essas cores incluem o preto, laranja e branco. Mas você sabia que esses gatinhos têm um segredo genético por trás de sua coloração? Vamos descobrir qual é?

O segredo por trás dos gatos de três cores

Sempre que você encontrar um gatinho tricolor, é muito provável que seja uma fêmea. É mais comum para as fêmeas herdarem três cores. A proporção é que, em cada 3.000 gatos tricolores, apenas 1 seja macho.

O que determina as cores dos gatos?

A cor do pelo dos gatinhos é determinada pelos seus genes. Esses genes, principalmente os responsáveis pelas cores branco, preto e laranja, estão localizados no cromossomo X.
Nos mamíferos, que inclui os gatinhos, as fêmeas possuem cromossomos XX e os machos possuem cromossomos XY.

Porque gatos de três cores são fêmeas?

gato tricolor deitado
Foto de Susanne Jutzeler, suju-foto no Pexels

O segredo está na genética dos animais. As fêmeas (XX) possuem dois cromossomos “x”, enquanto os machos (XY) possuem apenas um cromossomo “x”.
Você notou? As fêmeas carregam um cromossomo X a mais do que os machos, o que significa que elas têm muito mais chances de terem combinações de cores.

Mas existem gatos machos de três cores?

Sim, existem gatos machos de três cores, mas são raros. Isso acontece principalmente quando o gato tem uma condição genética chamada síndrome de Klinefelter, onde ele tem um cromossomo X extra (XXY). É a presença desse cromossomo X extra que possibilita a expressão de três cores diferentes no pelo do gato macho.

Gatos machos tricolores podem ter filhotes?

Geralmente, gatos machos de três cores não conseguem ter filhotes. Isso acontece porque a maioria deles possui a síndrome de Klinefelter. Essa síndrome afeta a produção de espermatozoides no testículo. Como resultado, eles não conseguem gerar filhotes. No entanto, é recomendável consultar um veterinário para uma avaliação precisa, já que cada animal é único.

E as gatas fêmeas tricolores podem ter filhotes?

Sim, as fêmeas tricolores podem ter filhotes normalmente, e há grandes chances de que os filhotes que sejam fêmeas também tenham três cores.

gatinha filhote com tres cores
Foto de Rocheli Tugera no Pixabay

Agora, toda vez que você encontrar um gatinho de três cores, lembre-se do segredo por trás das cores: é provável que seja uma fêmea. Essas gatinhas tricolores sempre nos encantam com sua beleza única e os variados padrões que a combinação dessas cores pode assumir.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *