Gato

Por que os gatos amam banheiros? 8 motivos para essa obsessão felina

Se você convive diariamente com gatos, certamente percebeu que a maioria deles tem uma curiosa obsessão por banheiros. Imagine esta cena: é de manhã cedo, você se levanta e dirige-se ao banheiro, e lá está ele, seu gato, seguindo cada passo seu. Enquanto você escova os dentes, seu gato esfrega-se em suas pernas, buscando sua atenção.

Até mesmo nos momentos que você busca um pouco mais de privacidade e mantém a porta do banheiro fechada, o seu gato está lá, miando alto e arranhando a porta, insistindo para entrar.

Estranhamente, parece que seu gato anseia por mais atenção quando você está no banheiro do que em qualquer outro lugar da casa. Além disso, não é incomum encontrá-lo relaxando na pia, mesmo quando você não está por perto.

Mas afinal, o que faz desse ambiente tão atrativo para os felinos? Vamos descobrir!

Banheiro: o lugar da diversão

Para alguns gatos, banheiros podem se assemelhar a verdadeiros playgrounds. Há uma banheira para girar e rolos de papel higiênico para brincar. Pode haver itens interessantes, como toalhas e roupões pendurados na parede. Eles podem rolar pelo chão e se entreter com o tapete ou o tapete de banho. Um felino pode encontrar muita diversão no banheiro, esteja você lá ou não. Muitos donos já aprenderam isso da maneira difícil, ao voltarem para casa e encontrarem o estrago deixado pelo gato no banheiro. Com sorte, você não precisaria lidar com uma confusão ainda pior, como defecação ou urina na pia ou na banheira!

Um refúgio confortável chamado banheiro

gato brincando com torneira no banheiro
Foto de Helena Jankovičová Kováčová

O banheiro oferece um ambiente frequentemente mais fresco e úmido em comparação com outras áreas da casa. Além disso, é um espaço com menor fluxo de pessoas e outros animais, o que pode proporcionar uma sensação de conforto para o seu gato. Em algumas situações, mesmo com o box fechado, os gatos conseguem entrar e desfrutar de momentos de descanso sozinhos lá dentro. É como se fosse uma espécie de refúgio confortável para eles.

Regra felina: não feche essa porta!

A maioria dos gatos não suporta portas fechadas dentro de suas residências. A porta do banheiro não é uma exceção. Uma porta de banheiro fechada com você do outro lado pode ser suficiente para deixar seu gato agitado. Com o tempo, alguns gatos parecem aprender que você tende a fechar aquela porta do banheiro. Então, eles querem estar lá para garantir que não percam nada da diversão. Gatos desejam saber o que está ocorrendo em seus territórios o tempo todo. Se os gatos pudessem estabelecer uma regra, certamente seria que as portas jamais deveriam ser fechadas!

É o momento da atenção de qualidade

Gatos adoram atenção (desde que seja sob suas próprias condições). Vamos admitir, quem não acariciaria um gato doce que está se esfregando em suas pernas enquanto você está no vaso sanitário? O gato parece saber que você está “preso” lá dentro por pelo menos alguns minutos e que será fácil capturar sua atenção total. Também pode ser que seu gato perceba que você não está distraído com a televisão, um livro, trabalho ou outra atividade. Você está ali sem fazer nada muito sério, pronto para retribuir o amor e a atenção que ele te dá, com qualidade e sem distrações. Muitos gatos também gostam de lamber seus humanos depois do banho ou do chuveiro. Gatinhos espertinhos!

Que pia? Isso é uma cama fresquinha

gato deitado na pia do banheiro
Foto de Zülal Kaya no Pexels

Pense na forma da pia. Os lados arredondados parecem perfeitamente adequados para o corpo felino. Não seria surpreendente que um gato apreciasse a sensação de deitar e dormir em uma pia. A frescura da pia pode ser reconfortante nos meses mais quentes. Durante os meses frios, o calor do corpo do gato pode aquecer a pia e torná-la ainda mais acolhedora lá dentro. Alguns gatos também aproveitam para lamber as gotículas de água da torneira enquanto relaxam na pia.

Água, acredite ou não

Embora a maioria dos gatos não goste de se molhar, muitos gostam de estar próximos à água. No banheiro, um gato pode beber água fresca da torneira da pia ou da banheira. Água corrente fresca é apenas uma das muitas coisas que os gatos adoram. Gatos que gostam de pias às vezes se acomodam ali enquanto a água está correndo. Alguns gatos gostam de lamber a banheira molhada ou até mesmo beber a água do banho!

Gatos amam rotina

Visitar você no banheiro pode se tornar uma rotina que seu gato aprende a adorar, especialmente se você ceder às suas solicitações por atenção. Seu gato também pode estar antecipando a hora da refeição, se essa for uma prática que você segue após utilizar o banheiro pela manhã.

O seu gato te ama, aceite.

O banheiro está repleto dos seus cheiros: o humano favorito do seu gato! Você passa tempo ali realizando tarefas importantes, ou pelo menos é o que parece para o seu gato. Seu gato pode ficar intrigado ao observar você fazer todas as pequenas coisas que os humanos fazem lá dentro. Muitos gatos ficarão sentados na bancada, hipnotizados enquanto você escova os dentes ou arruma o cabelo. O momento no banheiro pode ser um precioso período de ligação entre você e seu felino!

Para terminar…

E então, esses oito motivos foram suficientes para te convencer do porquê os gatos amam tanto os banheiros? Se você também tem um felino que te persegue até nesse recinto sagrado da casa, compartilhe conosco suas aventuras! Vamos trocar histórias sobre as peripécias dos nossos miaumigos.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *