Gato

Por que os gatos comem grama?

Você já se perguntou por que os gatos comem grama?

Os gatos são animais carnívoros, mas é provável que você já tenha visto um gato comendo coisas estranhas, como insetos ou até mesmo grama. O consumo de plantas por gatos parece ser natural e comum, porém, a razão por trás desse comportamento é motivo de debate entre os especialistas. 

Os gatos precisam comer grama?

Por serem carnívoros, os gatos precisam comer alimentos ricos em proteínas como carne ou ração de boa qualidade. A grama não faz parte da necessidade dos gatos, mas eles são sempre atraídos por um matinho.

Ainda que não seja uma necessidade, muitos especialistas afirmam que a grama possui benefícios para a alimentação dos gatinhos.

Grama como fonte de fibras

As gramas são ricas em fibras. Seu consumo pode estimular a atividade intestinal, auxiliar no trânsito dos alimentos, aliviar a constipação e até mesmo eliminar vermes e parasitas presentes no intestino.

Ajuda na digestão

Acredita-se que os gatos ingerem grama para estimular o vômito, principalmente quando sentem náusea ou desconforto, permitindo a eliminação de bolas de pelos, parasitas ou fragmentos de presas que o animal tem dificuldade em digerir, como penas.

Suplementação nutricional 

Alguns gatos podem comer grama para obter nutrientes adicionais, como vitaminas e minerais, que podem estar faltando em sua dieta regular.

Eles simplesmente gostam de comer grama

Os gatos podem simplesmente gostam do sabor ou da textura da grama.

 Um hábito de herança

Apesar das teorias, muitos especialistas acreditam que a ingestão de grama é um hábito comum, não associado a desconforto, doença ou deficiências nutricionais, mas que reflete um comportamento herdado por ancestrais que viveram há muito tempo. 

gato comendo grama
Gato comendo planta – Foto de Milada Vigerova na Unsplash

Um estudo realizado no formato de pesquisa com tutores de gatos demonstrou que o consumo de grama é um hábito comum, não relacionado diretamente a desconforto ou sinais de doença, e que nem sempre os animais vomitam após o consumo. Além disso, o consumo foi mais frequente em animais jovens, o que pode sugerir que o comportamento seja herdado de ancestrais.

 

Embora, em geral, seja seguro para os gatos ingerirem grama, é bom garantir que a grama à disposição deles não tenha sido exposta a pesticidas ou substâncias químicas prejudiciais. Muitos animais recorrem às áreas externas para se alimentarem de grama, por isso, uma maneira de prevenir que seu gato consuma plantas contaminadas é disponibilizando grama em um ambiente controlado dentro de sua casa.

Leia também: É perigoso que os gatos saiam para a rua? Descubra

Atualmente, existem no mercado diversos tipos de gramas para animais, cuja apresentação varia desde gramas prontas para consumo até sementes que você pode adquirir para montar sua própria plantação de grama para gatos.

Importante: O vômito pode ser um sinal de problemas de saúde. Se você notar episódios frequentes de vômito em seu animal de estimação, é essencial consultar um médico veterinário de confiança.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *