Gato

Tudo o que você precisa saber sobre gatos de raça: Confira

Tudo o que você precisa saber sobre gatos de raça reunido em um só lugar!

O que significa raça animal?

A raça é um grupo de animais que têm características parecidas, como a cor da pelagem, o comprimento dos pelos, ou até mesmo a personalidade do animal. Existem organizações muito sérias que registram e catalogam as diferentes raças.

Como identificar um gato de raça?

Para identificar a raça de um gato, é preciso analisar suas características físicas como o formato do focinho, das orelhas, cor e comprimento dos pelos, e comparar com as características típicas das raças existentes.

Principais raças de gato

Himalaio

Tem origem nos EUA, são gatos com pelagem longa e sedosa, além de possuir uma personalidade dócil.

Persa

três gatos persa no campo
Gato Persa – Foto de Reba Spike na Unsplash

Com origem no Irã, possuem pelagem densa e exuberante, focinho achatado e personalidade tranquila, sendo um pouco mais reservados.

Siamês

Originário da Tailândia, são gatos de pelagem curta e muito característica, com coloração mais escura nas extremidades do corpo, como orelhas, patas e cauda. Também possuem olhos azuis intensos, gostam de vocalizar e são afetuosos.

Maine Coon

Raça originária dos EUA. É uma das maiores raças de gatos, com machos pesando em média de 5 a 8 kg. São animais gentis e possuem pelagem densa, com caudas fofinhas e cheia de pelos. Também possuem tufos de pelos característicos na ponta das orelhas.

Angorá

Raça da Turquia. Possui pelagem longa e sedosa, que pode ter várias cores e padrões. São animais com orelhas pontudas, simpáticos e com muita energia, adoram interagir.

Ragdoll

raça ragdoll
Ragdoll – Image by Foden Nguyen from Pixabay

Originário dos EUA, é uma das maiores raças, assim como o Maine Coon. São animais muito bonitos, com pelagem exuberante e olhos azuis expressivos. São tão carinhosos que são conhecidos como “gatos-cachorros”, pois costumam seguir os tutores pela casa.

American Shorthair

Como o nome sugere, é uma raça americana, reconhecida por sua pelagem curta e densa. Possui corpo musculoso, ossos fortes e postura firme, além de olhos grandes e expressivos. A personalidade é amigável e equilibrada.

Exótico

Raça americana originada do cruzamento entre Persas e American Shorthairs. Possuem pelagem densa e curta, com aparência semelhante ao Persa, porém com pelos mais curtos e orelhas pequenas e arredondadas. Também são conhecidos por seu temperamento tranquilo e dócil.

SRD

“Sem Raça Definida”, é um gato sem pedigree, resultado da mistura entre várias raças. Com diversas aparências e personalidades, são animais afetuosos, inteligentes e saudáveis, frequentemente adotados em abrigos e lares.

Gato de pelo curto brasileiro

brazilian shorthair cat
Raça Pelo Curto Brasileiro – Wikipedia

Raça brasileira, com pelagem curta e adaptada para o clima tropical, podendo apresentar variados padrões de cores. São animais de porte médio, musculosos, com cabeça redonda e personalidade afetuosa.

Como escolher a raça de gato ideal

É importante pensar sobre como o animal se encaixará no dia a dia da família. Considere características como a personalidade da raça, quanta atenção e cuidado ela precisa, se você tem espaço suficiente em casa, e se alguém da família é alérgico a pelos de gato.
Também considere se há crianças ou outros animais de estimação em casa, para garantir que todos se deem bem juntos. Analisar todos esses fatores ajuda a encontrar um gato que se adapte bem à família e ao estilo de vida dela.

Qual raça de gato vive mais?

gato azul russo
Azul Russo – Foto de Lesli Whitecotton no Pexels

A expectativa de vida pode variar dependendo das características do indivíduo e dos cuidados, mas geralmente raças como o Siamês, Persa e o Azul Russo costumam ter uma vida mais longa.

Qual a raça de gato mais cara do mundo?

As raças mais caras incluem o Ashera, Savannah e Bengal. Os valores podem variar e não estão relacionados à qualidade do animal como pet, mas sim ao registro do pedigree, à localização do criador, etc.

Qual a raça de gato mais dócil e carinhosa?

gato maine coon
Gato Maine Coon – Foto de Sergey Semin na Unsplash

As raças de gatos mais conhecidas pelo temperamento dócil são o Ragdoll e o Maine Coon, ambos de porte grande. Além desses, o gato Persa também é conhecido por ser calmo e muito amoroso.

Qual raça de gato é melhor para apartamento e espaços menores?

Os Persas geralmente se adaptam bem a espaços menores. Outras raças também podem se ajustar, mas é importante oferecer alternativas de enriquecimento ambiental e oportunidades para os animais se exercitarem. Nesse sentido, os playgrounds ou camas de parede são um bom exemplo para melhorar o ambiente e torna-lo mais divertido.

Qual a melhor raça de gato para quem gosta de atividades ao ar livre?

Para quem aprecia atividades ao ar livre, raças como Siamês, Bengal e Maine Coon são conhecidas por se adaptarem bem aos passeios com guia e coleira.

Qual a raça de gato indicada para quem é alérgico a pelos?

gato sphynx que não possui pelos
Sphynx – Foto de Dustin Humes na Unsplash

A substância que geralmente causa alergia nas pessoas está presente na saliva e pele dos gatos, e é transferida para os pelos durante os hábitos de higiene deles, como a lambedura.
Raças como o Sphynx e o gato Siberiano são mais toleráveis por pessoas sensíveis, pois tendem a provocar menos reações. No entanto, não podem ser consideradas livres de alérgenos.

Qual é a raça mais indicada para quem tem crianças?

Grandes, ativos e muito amigáveis, o Maine Coon e o Ragdoll podem ser bons companheiros para as crianças. Além deles, o Siamês e o Angorá gostam muito de brincar e são curiosos, podendo se adaptar bem com a energia das crianças.

Qual raça de gato exige menos cuidados?

Gatos com pelagem curta exigem menos escovação em comparação com raças de pelo longo. No entanto, é importante lembrar que todos os gatos precisam de cuidados básicos.

 

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *