Generalidades

Abelhas em perigo: risco de extinção preocupa, saiba como ajudar

As abelhas são insetos polinizadores, desempenhando um papel crucial na polinização, juntamente com morcegos, borboletas, pássaros e besouros. Essa função é vital para as plantas na produção de frutos e sementes, que, por sua vez, se transformam em novas plantas.

 

Polinização

A polinização realizada pelas abelhas é importante para a produção de uma grande variedade de alimentos que consumimos todos os dias. Quando as abelhas buscam o néctar e o pólen presente nas flores, realizam a transferência de pólen de uma flor para outra, um processo necessário para a fertilização das plantas. Isso resulta na formação de sementes e frutos, essenciais para a reprodução de várias espécies vegetais, incluindo frutas e legumes.

 

O risco de extinção das abelhas

Cientistas em todo o mundo têm observado uma redução significativa na população de abelhas, alertando para o risco de extinção de muitas espécies. A diminuição das populações de abelhas representa um grande alerta, pois menos polinizadores no ambiente pode afetar diretamente a produção de alimentos, reduzindo a oferta e a disponibilidade de alimentos para as pessoas. Além disso, as abelhas desempenham um papel crucial na polinização de plantas silvestres, e sua ausência pode impactar a reprodução das plantas e a saúde de todo o ecossistema.

 

Quais perigos as abelhas enfrentam?

Entre as principais ameaças às colmeias, estão o uso excessivo de pesticidas e herbicidas, a perda de habitats naturais, o desmatamento e degradação da natureza, as mudanças climáticas e também algumas doenças.

A redução na população das abelhas e o risco de extinção de espécies são alarmantes para todo o mundo, uma vez que esses insetos desempenham um papel tão importante na produção de alimentos e na manutenção da biodiversidade.

abelha-pousada-flor
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/flor-de-petalas-brancas-rosa-46534/

Como podemos ajudar as abelhas?

Aqui estão algumas ações práticas e que todos podem adotar no dia a dia para auxiliar essas pequenas trabalhadoras:

 

  • Plante flores

Além de deixar tudo mais bonito, as flores atraem as abelhas e são alimento para elas. Existe uma grande variedade de flores que pode ser cultivada, opte por flores ricas em néctar e pólen, como margaridas, girassóis, lavanda, manjericão e hortelã.

 

  • Evite produtos químicos no jardim

Evite o uso desses produtos químicos como herbicidas e pesticidas sempre que possível, ou opte por alternativas mais seguras. Leia os rótulos, e se o produto for prejudicial para abelhas, não use.

 

  • Consuma produtos orgânicos

Os alimentos orgânicos são sustentáveis e seguros, livres de produtos químicos sintéticos. Isso contribui para a conservação das abelhas e promove um habitat saudável para os polinizadores.

 

  • Não mate abelhas

Abelhas não são agressivas. Se encontrá-las em seu jardim, simplesmente se afaste, pois elas estão buscando flores ou alimentos doces.

 

  • Conscientização e educação

Apoie esforços de preservação das abelhas, de regulamentação de pesticidas e também de educação das pessoas sobre a importância das abelhas e os desafios que elas enfrentam. Visto que, quanto mais pessoas conscientes, mais abelhas serão protegidas.

 

Essas ações podem contribuir significativamente para a preservação das abelhas e, por consequência, para a sustentabilidade dos nossos ecossistemas. Vamos plantar flores, evitar o uso de pesticidas e dar as boas-vindas às abelhas em nossos jardins.

 

Saiba mais em

 

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *