Generalidades

Lavar salada com Água Sanitária: Pode ou não pode?

Você já ouviu falar sobre o uso da água sanitária para lavar salada, frutas ou verduras?

Provavelmente não, pois é mais comum ouvirmos falar mais sobre o uso de vinagre ou limão. No entanto, limão e vinagre não são eficazes para eliminar as bactérias e microrganismos potencialmente presentes nos alimentos, o que pode representar um risco para a saúde.

Continue lendo para entender a importância da higienização dos alimentos e a maneira mais adequada de realizá-la.

Por que lavar frutas, verduras e hortaliças?

Os alimentos que consumimos podem abrigar diversos tipos de microrganismos com o potencial de causar doenças. Normalmente, ao cozinhar, o calor elevado ajuda a eliminar esses microrganismos perigosos. Contudo, quando se trata de alimentos crus, como frutas e hortaliças, é fundamental realizar uma higienização prévia para eliminar esses microrganismos e garantir que os alimentos estejam seguros para o consumo.

Qual a melhor forma de deixar os alimentos “limpos” e seguros?

O processo de higienização é composto por duas etapas fundamentais, a limpeza e a desinfecção.

  • Limpeza: envolve a remoção de partes deterioradas dos alimentos e sujeira visível.
  • Desinfecção: Eliminação de microrganismos que não podem ser removidos apenas com a limpeza, e isso é feito por meio de uma solução clorada.

Para realizar a desinfecção, é possível encontrar soluções prontas, denominadas como sanitizantes, desinfetantes ou higienizadores de frutas e verduras, disponíveis no mercado. Outra opção é utilizar a solução clorada, seguindo as recomendações da CVS 5/2013:

  • 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio, na concentração de 2 a 2,5%
  • 1 litro de água potável

 

Mas e a água sanitária?

A água sanitária é composta por hipoclorito de sódio e água, com concentração de 2 a 2,5%. Essa concentração é a mesma recomendada para a desinfecção de frutas e verduras, tornando-a ideal para esse fim.

Para garantir a adequação da água sanitária para a desinfecção de frutas e verduras, você pode verificar as informações no rótulo do produto. Lá, encontrará indicações sobre seu uso para esse propósito, bem como detalhes sobre concentração e composição.

*Importante: A água sanitária utilizada deve conter apenas hipoclorito de sódio (NaClO) e água (H2O) e ser regularizados na ANVISA.

rótulo de água sanitária indicando o uso para desinfecção de frutas e hortaliças
Rótulo de água sanitária indicando o uso para desinfecção de frutas e hortaliças

3 passos para lavar e higienizar a salada adequadamente

1. Seleção

Comece removendo manualmente folhas estragadas ou danificadas.

2. Lavagem

Lave cada item individualmente, um por um, sob água corrente. Isso é importante para eliminar sujeira e resíduos aderidos aos alimentos.

3. Desinfecção

A desinfecção é uma etapa crucial, pois elimina a sujeira invisível aos olhos, como bactérias, micróbios e parasitas. Para isso, você pode utilizar uma solução desinfetante, como a água sanitária:

    • Em 1 litro de água, adicione 1 colher (sopa) de água sanitária
    • Deixe os alimentos de molho nessa solução por pelo menos 10 minutos
    • Enxague bem para remover qualquer resíduo de água sanitária
    • Armazene ou prepare para servir

 

Reforçamos que é essencial verificar o rótulo do produto para confirmar se ele pode ser utilizado como desinfetante de frutas, verduras e hortaliças.

Ao seguir esses passos, você estará garantindo a segurança alimentar e prevenindo doenças transmitidas por alimentos. Após a higienização, sinta-se seguro ao armazenar ou preparar seus alimentos.

 

Mais informações:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *