Saúde e bem-estar

Chocolate é proibido para cachorro. Entenda

O chocolate é muito apreciado por pessoas em todo o mundo, mas será que ele pode ser fornecido aos animais de estimação?

Quando se trata de cães, o chocolate pode ser perigoso e causar quadros de intoxicação. Vamos entender o porquê e o que fazer se o seu pet ingerir chocolate.

 

O que é chocolate?

O chocolate é um alimento doce feito com ingredientes como massa de cacau, açúcar, gordura (geralmente manteiga de cacau) e, às vezes, leite. A base do chocolate é o cacau, que vem das sementes do cacaueiro, uma árvore encontrada nas regiões tropicais da América do Sul.


Por que o chocolate faz mal para os cachorros?

 O chocolate tem substâncias chamadas teobromina e cafeína, que funcionam como interruptores para deixar o cérebro e o corpo mais ativos. No entanto, em cães, essas substâncias podem ser problemáticas. Elas fazem o coração bater mais rápido e deixam os cães muito agitados.

Além disso, cães processam o chocolate mais devagar do que nós humanos. Isso significa que essas substâncias permanecem em seus corpos por mais tempo, acumulando-se em quantidades perigosas, o que faz com que os sinais de intoxicação se tornem mais graves.

 

Há uma quantidade de chocolate que é perigosa para os pets?

A quantidade de chocolate que pode ser perigosa para os cães não é precisa e depende do tipo de chocolate, da quantidade consumida pelo cão e do tamanho do animal.

Ainda assim, diferentes tipos de chocolate têm quantidades diferentes de teobromina. Os chocolates amargos são os mais perigosos, por possuírem mais teobromina. 

cachorro à mesa, triste por não comer chocolate
Foto de charlesdeluvio na Unsplash

Quais são os sinais de um cão intoxicado por chocolate?

Cães que comeram chocolate podem ficar agitados e o coração deles bate mais rápido.

Além disso, os cães podem apresentar sinais mais graves, como vômitos, diarreia, tremores, febre, convulsões e, em casos mais raros e extremos, podem até morrer se não receberem tratamento adequado.

 

O que fazer se meu cão comer chocolate?

Um cão que come chocolate deve ser considerado como emergência médica, portanto, é necessário levar o animal para atendimento imediato com o veterinário.

O ideal é não esperar até que o animal apresente sinais de intoxicação, leve-o para atendimento o quanto antes.

 

Mas e os biscoitos de cachorro com sabor de chocolate?

Biscoitos para pets com sabor chocolates são feitos especialmente para animais de estimação e não contêm cacau em sua composição. Ou seja, eles são seguros para os cães. Caso você tenha dúvidas, basta conferir os rótulos dos alimentos antes de fornecer para os seus animais.

Lembre-se de que nem todos os alimentos que nós humanos comemos são seguros para os pets, como vimos com o chocolate. Mantenha os alimentos perigosos fora do alcance dos seus animais de estimação e ofereça a eles comidas e petiscos seguros. A saúde deles é importante, e a prevenção é sempre o melhor caminho.

Leia também:

 

Saiba mais em:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *