Saúde e bem-estar

Como limpar as orelhas do seu cachorro e prevenir infecções

Limpar as orelhas dos cães é importante para manter a saúde e a higiene deles. Essa prática pode beneficiar todas as raças, mas é especialmente necessária para aquelas com orelhas caídas, pelagem densa e canais auditivos estreitos.

Um estudo realizado pela Dra. Marcia Nobre constatou que raças como Poodle, Cocker Spaniel Inglês, Fila Brasileiro e Pastor Alemão têm maior predisposição a desenvolver infecções no ouvido, embora essa condição também seja comum em cães sem raça definida. Veja o estudo aqui.

 

Por que os cães desenvolvem infecções de ouvido?

As características de orelhas caídas, pelagem densa e canais auditivos estreitos podem tornar as orelhas dos cães menos arejadas, resultando em um ambiente mais quente e úmido. Isso, combinado com o cerume natural produzido pelo ouvido, cria condições favoráveis ao desenvolvimento de bactérias, fungos e outros microrganismos que podem causar infecções locais, como a otite. 

Além disso, outros fatores que contribuem para infecções de ouvido incluem a limpeza inadequada das orelhas, o uso de produtos sem prescrição veterinária e o excesso de umidade local, por exemplo, por não secar corretamente as orelhas do pet após o banho ou limpeza.

 

Mas o que é a otite?

A otite canina é uma inflamação comum nas orelhas dos cães. Os sintomas incluem coceira, sacudidas da cabeça, secreção e vermelhidão. Se não tratada, pode levar a complicações graves, como infecções, perda de audição e também sintomas neurológicos, como desequilíbrio e perda de coordenação motora.

 

Como limpar as orelhas do cachorro?

A inflamação do ouvido pode causar desconforto e muita dor aos cães. Portanto, aprender a fazer a limpeza corretamente é importante para a saúde deles. Vamos mostrar como fazer isso da maneira certa:

Você vai precisar de:

    • Luvas
    • Algodão
    • Soro Fisiológico ou Solução de Limpeza de Ouvido Comercial

Passo a passo:

    1. Agite o produto e calce suas luvas.
    2. Aplique conforme as instruções do rótulo. Normalmente, você precisará colocar algumas gotas na orelha do seu cão.
    3. Massageie a base da orelha externamente por alguns segundos. Em seguida, aguarde seu cão sacudir a cabeça.
    4. Use algodão limpo para remover a sujeira, mas limpe apenas a parte visível da orelha. Ao contrário dos humanos, evite inserir objetos pontiagudos nas orelhas dos cães, pois isso pode causar acidentes. Use apenas os dedos e faça movimentos suaves, garantindo que a cera não seja empurrada para dentro do ouvido.
    5. Você pode ir trocando o algodão no processo, até que ele saia limpo. Por fim, passe um pedaço de algodão seco para remover a umidade.
    6. Repita o processo no outro ouvido, utilizando sempre um algodão limpo.
cachorro se escondendo, orelhas longas em evidencia
Foto de Kara Muse: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adoravel-encantador-cativante-animal-9145611/

Com que frequência limpar as orelhas do cão?

Primeiro, é importante observar as orelhas do animal. Verifique se elas realmente necessitam de limpeza, se sim:

  • Limpe as orelhas uma vez por semana se o seu cão tiver características que predispõem infecções de ouvido, como orelhas caídas, muitos pelos ou canais auditivos estreitos.
  • Para cães sem predisposição a otite, a limpeza a cada 20 dias é geralmente suficiente.

 

Dicas Importantes

  • Evite o uso de cotonetes, pois os cães podem se mover de forma brusca e se machucar. Além disso, as orelhas dos cães são sensíveis.
  • Quanto às soluções de limpeza, existem muitas opções no mercado que amolecem o cerume e facilitam a limpeza. Consulte sempre o veterinário do seu animal de estimação para obter orientação sobre qual produto é mais adequado para ele.
  • Se você notar um odor forte, secreção, sinais de dor, coceira, ou se o seu cão sacudir ou inclinar a cabeça com frequência anormal, isso pode indicar um problema no ouvido. Nestes casos, não tente limpar as orelhas e leve o seu cão ao veterinário.
  • Caso seu cão tenha otite, apenas o veterinário poderá recomendar produtos específicos para o tratamento adequado. Otites não tratadas podem levar a problemas neurológicos, como desequilíbrio, incoordenação motora e paralisia facial. Por isso, é importante seguir as orientações do veterinário e utilizar apenas produtos recomendados por ele.

Leia também o artigo sobre Como escovar os dentes do cachorro.

 

Saiba mais em:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *