Saúde e bem-estar

O perigo dos escorpiões para os cachorros e gatos

Os escorpiões são aracnídeos venenosos que podem representar um grande perigo para os cachorros. O perigo está no veneno que pode causar desde dor e inchaço no local da picada até problemas mais graves.
Nesse artigo, vamos entender mais sobre os riscos que os escorpiões representam para os cães e falar sobre medidas de prevenção, pra manter o escorpião bem longe.

O que é um Escorpião?

  • O escorpião é um aracnídeo, pertencente ao mesmo grupo das aranhas e carrapatos.
  • Todos os escorpiões possuem veneno, mas algumas espécies possuem veneno mais potente. Além disso, a quantidade de veneno injetada durante a picada está relacionada com a gravidade dos sintomas.
  • O escorpião possui grandes pinças, mas o perigo está na ponta da sua cauda, pois é onde está o ferrão que injeta veneno.
  • Os escorpiões são noturnos, saem para comer a noite. Durante o dia, ficam escondidos, dormindo em lugares escuros.
  • A barata é a comida preferida do escorpião.
  • Na natureza, os predadores naturais dos escorpiões são os sapos, gambás e corujas.
  • Os escorpiões possuem um órgão sensorial capaz de detectar vibrações no solo e venenos, mesmo à distância. Por isso, ao detectar esses perigos, o escorpião foge. Portanto, o uso de veneno próximo a escorpiões não os mata, mas os faz fugir de seus abrigos, o chamado efeito desalojante.

Porque os escorpiões picam?

escorpiao em cima de pedras
Feito com o Canva

Os escorpiões usam seu veneno para caçar e se proteger. Eles não são agressivos, pelo contrário, os acidentes acontecem quando eles tentam se defender.
Sendo assim, tanto as pessoas quanto os animais podem ser picados por escorpiões, se o escorpião se sentir ameaçado. Entre os animais, que são curiosos e gostam de brincar, é mais comum ter acidentes com cachorros, já que os gatinhos são mais espertos e rápidos.

Sinais e sintomas da picada de escorpião em cachorros e gatos

Os sinais de uma picada de escorpião podem variar, desde uma leve irritação no local da picada até problemas graves, como vômitos, diarreia, dificuldade para respirar, convulsões e, em casos extremos, até mesmo a morte. Os mais comuns incluem:

  • Dor e inquietação
  • Inchaço e vermelhidão no local da picada
  • Falta de energia e disposição para brincar
  • Aumento da salivação
  • Problemas estomacais, como vômitos e diarreia
  • Dificuldade para respirar
  • Tremores musculares ou convulsões

O que fazer se meu animal foi picado por um escorpião?

Se seu animal de estimação for picado por um escorpião, é importante agir rápido. Isso porque a picada pode ser perigosa para ele. O primeiro passo é levar seu pet ao veterinário o mais rápido possível, pois eles podem precisar de cuidados médicos especiais.

O que você pode fazer enquanto leva o animal para o veterinário:

  • Procure por sinais de picada: Verifique se há marcas de picada no seu animal, especialmente ao redor da boca, focinho ou patas.
  • Mantenha o local da picada limpo: Se possível, lave a área da picada com água e sabão suavemente para evitar infecções secundárias.
  • Observe os sintomas: Fique atento a qualquer mudança no comportamento do seu pet, como fraqueza, dificuldade para respirar, vômitos ou convulsões, e informe ao veterinário.

O que não fazer em casos de picada por escorpião

  • Evite remédios caseiros: Não tente aplicar nenhum tipo de medicamento sem orientação veterinária, pois isso pode piorar a situação.
  • Não tente perfurar ou cortar o local da picada para remover veneno, não funciona e pode causar ainda mais dor ao pet.

Prevenção é a melhor proteção

BARATA E ESCORPIAO
Escorpião se alimentando de barata. Fonte: Vigilância Ambiental em Saúde, Botucatu-SP

Prevenir a presença dos escorpiões é melhor do que ter que lidar com as consequências de uma picada. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para ajudar a manter os escorpiões bem longe:

Limpeza

Mantenha o quintal e áreas ao redor de casa limpos, sem pilhas de madeira, folhas secas ou outros lugares onde os escorpiões possam se esconder. Local limpo previne o aparecimento de baratas, o alimento preferido dos escorpiões.

Evite entrada de escorpiões em casa

Conserte rachaduras nas paredes, e tampe frestas em janelas e portas para evitar que os escorpiões entrem em casa.

Tampe ralos

ralo de escoar agua
Escorpiões menores podem passar pela grade dos ralosFoto de Mick Haupt na Unsplash

Os escorpiões são comuns em redes de esgoto, pois lá é onde encontram as baratas, alimento preferido deles. Por isso, mantenha ralos de pias, banheiros e lavanderias bem fechados.

Conclusão

Em resumo, os escorpiões são venenosos e representam um perigo significativo para nossos animais de estimação e também para toda a família. Reconhecer os sinais de picada e buscar ajuda veterinária imediata é muito importante. Além disso, medidas preventivas, como manter a casa limpa e impedir a entrada de escorpiões, são essenciais para proteger nossos pets e manter os escorpiões bem longe.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *