Saúde e bem-estar

Outubro Rosa Pet: Prevenção do câncer de mama em animais

O Outubro Rosa Pet é a campanha de prevenção do câncer de mama em animais de companhia. A campanha funciona como uma extensão à campanha direcionada à prevenção do câncer de mama em mulheres, conhecida como Outubro Rosa.

 

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama em mulheres, com o objetivo de enfatizar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. Durante o mês, diversas iniciativas educativas destacam a mamografia regular, o autoexame das mamas e o acompanhamento médico para aumentar as chances de detecção e tratamento bem sucedidos. 

 

Outubro Rosa Pet

No entanto, o câncer de mama também afeta animais, especialmente cadelas e gatas mais velhas. Portanto, Outubro também é marcado pelo Outubro Rosa Pet, que tem o objetivo de:

  • Conscientizar, ou, conversar com os tutores sobre a doença
  • Falar sobre a importância do exame e palpação das mamas dos animais para localizar possíveis nódulos
  • Explicar a importância de descobrir a doença em seu início, para que o tratamento possa ser mais efetivo

Tumor de mama nos animais

Nos animais, os tumores mamários podem ser caroços únicos ou vários deles. A causa da doença pode ser por predisposição genética, animais muito acima do peso (obesidade), animais mais velhos e, em principalmente, a administração de injeções anticoncepcionais que tem o objetivo de prevenir prenhez nas fêmeas.

A identificação da doença em seu início, também chamada de diagnóstico precoce, juntamente com o tratamento correto são muito importantes para o prognóstico. Ou seja, quanto mais cedo a doença for descoberta e tratada, melhores são as chances dos animais de se recuperarem.

As opções de tratamento podem incluir a cirurgia de remoção das mamas, quimioterapia e castração, sendo a escolha do método determinada sempre pelo médico veterinário.

gata com laço rosa no pescoço
Foto de Barbara Krysztofiak na Unsplash

Prevenção é o melhor remédio

Para prevenir o câncer de mama em animais, as principais medidas são:

  • Evite injeções anticoncepcionais;
  • Realize de forma regular o exame das mamas em cadelas e gatas, em busca de nódulos ou feridas;
  • Castre seu animal, conforme a orientação do veterinário, especialmente se não houver intenção de reprodução;
  • Mantenha consultas regulares com o veterinário e exames de rotina para detecção precoce da doença;
  • Verifique com o veterinário a possibilidade de castração do seu pet. A castração pode reduzir as chances dos animais desenvolverem tumores de mama, no entanto, ela não é indicada para todos os animais. Peça orientação a um médico veterinário.

A conscientização e a prevenção são essenciais para a saúde das cadelas e gatas, assim como a atenção dedicada às mulheres. Durante o Outubro Rosa Pet, lembre-se de cuidar da saúde de seus animais de estimação e buscar informações junto ao seu veterinário para garantir que eles recebam o melhor cuidado possível.

 

Leia também:

 

Saiba mais em:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *