Saúde e bem-estar

Ração ou alimentação natural: o que é melhor para os animais?

Quando falamos sobre como alimentar nossos cães e gatos, muitas vezes nos deparamos com a escolha entre a ração comercial ou a alimentação natural. A ração é um alimento industrializado e processado, enquanto a alimentação natural inclui ingredientes frescos, comprados prontos ou preparados na nossa cozinha. Ambas têm suas vantagens e desvantagens, por isso vamos examinar essas opções de maneira justa, destacando o que cada uma oferece.


Ração comercial

A ração comercial é uma escolha comum para alimentar nossos amigos peludos, cães e gatos. É um tipo de comida que já vem pronta e é feita em fábricas. Ela pode ser seca ou úmida e é criada para dar aos nossos animais de estimação tudo o que eles precisam para se manterem saudáveis. Existem muitas marcas e tipos de ração por aí, algumas feitas especialmente para cães e gatos mais velhos, maiores ou com necessidades alimentares específicas.

Rações Premium e Superpremium

Em relação às rações comerciais, as linhas premium e superpremium são consideradas de melhor qualidade por oferecem algumas vantagens, como:

    • Palatabilidade: São mais saborosas para os animais.
    • Digestibilidade: São mais fáceis de digerir.
    • Qualidade: Os ingredientes são de alta qualidade.
    • Conservantes: Possuem menos conservantes, que são substâncias para aumentar a vida útil do produto, ou seja, demore mais tempo para estragar.
    • Produção de Fezes: As rações premium ajudam os animais a fazerem cocô em menor quantidade.

Além disso, as rações premium e superpremium costumam conter ingredientes especiais que podem ser benéficos para a saúde geral do seu animal de estimação. Isso inclui melhorias na saúde da pele e da pelagem, reforço do sistema imunológico, cuidados com os dentes e gengivas, e apoio às articulações para manter seu pet saudável e ativo.

pessoa alimentando gato com raçao
Foto de Lucas Pezeta: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-alimentando-animal-cinzento-2352276/

Vantagens da Ração Comercial

  • Prática: Fácil de armazenar e servir, exigindo pouco preparo.
  • Equilíbrio nutricional: Já vem pronta com todos os ingredientes necessários para manter o animal saudável e bem alimentado.
  • Durabilidade: Possui uma vida útil longa e não estraga facilmente.
  • Preço: Pode ser uma opção mais barata em comparação com uma dieta de alimentação natural.

Desvantagens da Ração Comercial

  • Ingredientes processados: Alguns críticos argumentam que as rações contêm ingredientes processados e subprodutos de baixa qualidade, como algumas sobras das indústrias.
  • Alergias e sensibilidades: Devido ao processamento e aos aditivos e conservantes, alguns animais podem ter alergias ou sensibilidades a certos ingredientes presentes na ração.
  • Mesmice: Com uma dieta baseada apenas em ração diariamente, os cães podem se cansar da mesma comida todos os dias.

 

 Alimentação Natural

A alimentação natural é uma escolha que tem ficado mais popular nos últimos anos. Nesse caso, os tutores podem comprar alimentos frescos e de qualidade e preparar a alimentação dos pets em casa. Também existe a opção de comprar alimentação natural pronta e congelada, embora essa alternativa seja mais disponível nas áreas urbanas.

A alimentação pode ser muito atrativa para os pets, por conta do sabor e qualidade, porém é preciso atenção. A dieta precisa ser acompanhada de perto por um veterinário especialista em nutrição animal, para garantir que os animais estão se alimentando de acordo com as exigências nutricionais deles.

Além disso, os especialistas não recomendam alimentar os animais com carnes cruas, uma vez que o processo de cozimento é importante para garantir que a carne é segura e não irá transmitir doenças.

Vantagens da Alimentação Natural

  • Ingredientes de boa qualidade: Alimentos frescos e saudáveis
  • Controle da dieta: Os tutores têm controle total sobre a dieta de seus cães, permitindo adaptações às necessidades individuais.
  • Variedade: Uma dieta natural pode oferecer variedade de sabores e texturas para os cães.

Desvantagens da Alimentação Natural

  • Tempo e esforço: Preparar os alimentos em casa pode ser demorado e requer pesquisa e apoio profissional para garantir que o animal receba todos os nutrientes necessários.
  • Custo: Alimentos frescos e de qualidade são geralmente mais caros do que rações comerciais.
  • Risco de desequilíbrio nutricional: Se não for feita corretamente, pode resultar em desequilíbrio nutricional e problemas de saúde para os pets.

Em resumo, a decisão entre ração e alimentação natural não é apenas sobre qual é a melhor opção. Ela depende de vários fatores, como o custo, o estilo de vida dos tutores, o tempo disponível para preparar a comida e até mesmo o estado de saúde do animal. É preciso analisar qual opção se encaixa melhor com a realidade da família.

Se optar pela ração comercial, elas já são formuladas para serem um alimento completo, projetado para suprir as necessidades nutricionais dos pets de forma conveniente e confiável. O recomendável é escolher linhas premium ou superpremium, direcionadas para as características e necessidades do animal, como exemplo, idade, raça e porte. 

Se você considera a alimentação natural a melhor opção para a saúde dos pets, tenha o suporte de um especialista em nutrição animal para entender as necessidades do pet e as melhores opções e receitas.

É importante não confiar cegamente em receitas disponíveis online. Mesmo que essas receitas sejam criadas por pessoas bem-intencionadas e que queiram ajudar, nem sempre elas possuem o conhecimento necessário. Como resultado, as refeições podem não ter todos os nutrientes que o pet precisa para se manter saudável.

Leia também:

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *