Saúde e bem-estar

Saiba o que é Bem-estar animal e sua importância

O bem estar animal é o estado físico e mental de um animal em relação às às condições em que vive e morre.

Mas o que exatamente significa bem-estar animal?

O bem-estar animal baseia-se na ideia de que os animais têm necessidades físicas e emocionais que devem ser satisfeitas para que possam ter uma vida saudável e feliz. Isso significa considerar a perspectiva do animal em si, não a dos humanos.

O bem-estar animal pode ser alto ou baixo

O bem-estar animal pode ser medido e variar de baixo a alto, indicando o quão bem o animal está. Usamos questionários e inquéritos para medir isso. Se não estiver bom, mudanças no ambiente são necessárias para melhorar.

 

Como avaliar o nível de bem-estar animal?

A avaliação do bem-estar animal pode ser aplicada em setores que lidam com animais de companhia, produção ou selvagens. Não só ajuda a diagnosticar e melhorar o bem-estar nesses contextos, mas também a identificar maus-tratos contra os animais.

Para avaliar o BEA, são consideradas as  “5 Liberdades“. Vamos conhecer cada uma delas:

Livre de fome e sede

Garante que os animais tenham acesso a água e comida de qualidade e em quantidade suficiente de acordo com suas necessidades. A falta ou excesso desses elementos servem igualmente como alerta para este parâmetro.

Livre de dor e doença

Refere-se a condição de saúde dos animais, livres de situações como dor, ferimentos e doenças. O ideal é que eles sejam cuidados, vacinados e passem por tratamentos sempre que necessário.

Livre de desconforto

Assegura que os animais tenham acesso a um local protegido para descansar e se abrigar de intempéries como chuvas, ventos e temperaturas extremas. Nesse sentido, um ambiente adequado varia de acordo com as características de cada espécie, considerando espaço, temperatura, umidade e outros fatores que afetam o conforto.

Livre para expressar o comportamento natural

Envolve oferecer espaço suficiente para o conforto dos animais, permitindo a manifestação de comportamentos naturais essenciais para o seu bem-estar. Isso inclui oportunidades para exercício, interações sociais e a expressão de comportamentos próprios de sua espécie, como caçar, cavar ou voar.

Livre de medo e estresse

Implica em tratar os animais de forma a evitar sofrimento desnecessário, promovendo um ambiente livre de emoções negativas e situações que causem medo e estresse.

 

No processo de avaliação do bem-estar animal, especialistas examinam cuidadosamente essas cinco liberdades. Se encontrarem problemas, eles tomam medidas para melhorar a situação. Casos graves ou maus-tratos são comunicados às autoridades, pois são considerados crimes.

 

O bem estar animal ajuda a garantir que os animais tenham uma vida saudável e feliz. Isso envolve atender às suas necessidades físicas e emocionais, como acesso a comida, abrigo adequado e liberdade para expressar comportamentos naturais. Avaliar o bem-estar animal é muito importante, e isso acontece quando utilizamos as “5 Liberdades” como guia.

 

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *