Generalidades

Como espantar morcegos da sua casa de forma segura e eficiente

Os morcegos podem se tornar visitantes indesejados em nossas casas, especialmente quando decidem fazer abrigo no forro do telhado. Além do incômodo que causam, sua presença pode representar riscos à saúde e ao bem-estar da família e dos animais de estimação.

Felizmente, há maneiras seguras e eficazes de espantá-los sem prejudicá-los, afinal, os morcegos são animais protegidos pela lei e desempenham papéis importantes no ecossistema.

Mas como espantar morcegos no forro do telhado?

1. Identifique o local de passagem dos morcegos

Ao entardecer, observe atentamente sua casa para encontrar os locais por onde os morcegos entram e saem. Geralmente, há manchas escurecidas na parede que indicam esses pontos de passagem.
Preste atenção a possíveis aberturas no telhado, beirais ou outras áreas onde eles possam se esconder.

2. Bloqueie temporariamente o acesso ao abrigo dos morcegos

No primeiro dia, ao anoitecer, aguarde até que os morcegos saiam de suas tocas, o que geralmente ocorre até por volta das 19h. Em seguida, tampe temporariamente as entradas com materiais como tecido ou esponja, garantindo que possam ser facilmente removidos no dia seguinte.

3. Repita o processo e bloqueie o abrigo novamente

No dia seguinte, repita a ação de abrir a entrada do abrigo ao entardecer, e fechar novamente por volta das 19 horas. Isso é importante porque nem todos os morcegos deixarão o local de uma só vez no primeiro dia.

4. Fechamento Permanente do abrigo dos morcegos

Após três ou quatro dias, quando tiver certeza de que todos os morcegos saíram, você pode fechar permanentemente as entradas com cimento ou argamassa para evitar que voltem.

Morcegos são importantes para o meio ambiente e protegidos por lei

É importante lembrar que os morcegos desempenham um papel importante no ecossistema, pois são dispersores de sementes e controladores naturais de insetos, além de serem protegidos por lei. Evite fechar o acesso deles ao telhado durante o período de reprodução, que ocorre entre a primavera e o verão, pois pode haver filhotes nos ninhos que ainda não conseguem voar. Além disso, evite contato direto com esses animais, pois podem transmitir doenças como a raiva.

Evite contato direto com o morcego e procure as autoridades locais de saúde

Se você encontrar um morcego caído dentro de casa, evite contato direto com ele. Se suspeitar que animais como cães ou gatos tiveram contato com o morcego, procure a secretaria de saúde do município para receber orientações e assistência adequadas de acordo com a região onde você mora.

Vacina contra a raiva

Caso os animais não estejam vacinados contra a raiva, é importante procurar um veterinário para atualizar as vacinas dos pets.

Elisa F Cruz

Escrever sobre animais é um hobbie e uma diversão. Sempre me intriga as perguntas que as pessoas têm sobre seus bichinhos de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *